Como lidar com as birras?

Uma criança aos berros no chão do supermercado... A gritar que não quer jantar... Raro é o pai que nunca teve de lidar com uma birra do filho. Entre os 18 meses e os 3/4 anos, quase todas as crianças passam, com menor ou maior intensidade, por momentos destes, o que deixa frequentemente os pais desarmados, sem saber como reagir.

A boa notícia é que tal situação é um sinal de crescimento, e é característica duma fase em que a criança procura afirmar-se, com sentimentos e vontades próprias.

Apesar de ser difícil lidar com este tipo de comportamentos, eles podem tornar-se em óptimas oportunidades de ajudar a criança a aprender a conviver com sentimentos como a frustração e a zanga, e a desenvolver a capacidade de auto-controlo. A tarefa dos pais é ensinar à criança outras formas de expressar as suas necessidades, e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade.

Nestes momentos, é necessário que os pais não tenham receio de dizer não, explicando a razão de o fazerem. Cabe-lhes ensinar aos filhos que as birras não os farão mudar a sua opinião, bem como que o seu amor pelo filho não se alterará. Se mesmo assim não resultar, procure distraí-lo ou não lhe dê atenção por alguns minutos. Muitas birras terminam quando deixam de ter público e, com os pais por perto, tornam-se mais difíceis de controlar.

Após a criança controlar-se, felicite-a por ter optado pelo bom comportamento, e procure falar com ela sobre alternativas de conduta mais eficazes que as birras.

Só com firmeza as crianças aprendem a respeitar as regras propostas pelos pais. Aprender que tudo tem limites, abre caminho para um convívio saudável com os outros e para uma boa integração na sociedade.

O objectivo é a autodisciplina, porém, não pense que esta será a última birra...

95 comentários:

Anónimo disse...

Estou enfrentando birras com meu filho de 1ano e 10 meses e gostei muito dessa dica. Obrigada.

Anónimo disse...

O meu filho de 3 anos está constantemente com birras. Ás vezes desespero-me um pouco. Vou tentar seguir as dicas.. Que venham mais!

Anónimo disse...

Ahrrr! Ninguém merece, o meu de 3 anos acha que tem razão em tudo, adora corrigir os outros, acha que só ele tem razão. está difícil controlar, mas não desanimo. Valeu pela dica!!!!!

Anónimo disse...

Dr. gostaria de saber o que faço quando coloco meu filho de 2 anos de castigo na cadeirinha e ele nao fica coloco varias vezes e ele nao obedece e que faço?
att: ANDREA BARROS ICÓ-CE.

Anónimo disse...

Dr. gostaria de saber o que faço quando coloco meu filho de 2 anos de castigo na cadeirinha e ele nao fica coloco varias vezes e ele nao obedece e que faço?
att: ANDREA BARROS ICÓ-CE.

Anónimo disse...

TENHO UMA FILHA DE 02, QUE FAZ MUITA BIRRA, NÃO SEI MUITO O QUE FAZER MAIS, SE CONTINUAR ASSIM ACHO QUE VAI ACABAR ATÉ MEU CASAMENTO. POIS ESTA ESTRESSANDO TODOS NOS....ME AJUDEM
MEU EMAIL É:
eli.manza@hotmail.com

Anónimo disse...

Dr. Bruno, Sou Pai de uma menina de 1 ano e 4 mese, onde fico fora de caso, todo mês no período de 15 dias pois trabalho em outro estado em escala, minha espoca e quem passa o maior tempo com ela.
E uma criança super esperta e carinhosa so que estamos passando por um momento onde esta esta com muitas birra e qunado recebe um sinal negativo por nossa parte a mesma bate com as mãos em sua cabeca e rola no chão ... Quando deparamos com tal situação nào damos muita atençào e dentro de alguns minutos ela para... porem e constante essas atitudes.
Gostaria de saber qual seria o procedimento correto para enfrentar tal problema, não sei se a minha distância, devido a minha escala, ou um erro cometido pela minha espoça e eu... ajude-nos
Felipe de Almeida
lipafly@hotmail.com

Anónimo disse...

Ana
Como faço com minha filha de 4 anos e 11 meses, ela não obecece, tento conversar com ela falando que não pode fazer isto, mas não adianta as birras dela sempre é derrubar as almofadas rasga alguns papeis,as vezes tenta me bater em,moramos com minha mãe, sempre que vou falar com minha filha, minha mãe fala alguma coisa, que não tenho autonomia com ela, acho que isto ela vê e acha que não mando nela,coloco de castigo não fica enfim não sei o que fazer aonde eu estou errando.Obrigada.

Anónimo disse...

Meu filhinho lindo de 3 anos esta me deixando uma mãe louca e perdida, na escolinha diz que não, em casa de que não, quando é pro sim, sim e mais sim , quando é pro não,e sempre eu quero, é meu, eu posso, vou sim, já fui, grita muito e é super otoritário, e gota de mandar em todos, quer que todos façam o que ele "manda".E confesso até já dei umas palmadas pois ele ñ ouve e nem obedesce.Me salve.OBRIGADA

Unknown disse...

minha filha de 1 ano e dois meses já é muito birrenta, ela grita quando escuta umnão, pedim as coisas no supermercado se não dou ela grita, nãos ei o que fazer!

Unknown disse...

minha filha de 1 ano e dois meses já é muito birrenta, ela grita quando escuta umnão, pedim as coisas no supermercado se não dou ela grita, nãos ei o que fazer!

Anónimo disse...

estou a entrar em desespero pois tenho um menino de 2anos e uma menina de 10meses. Enfrento birras a toda a hora do meu filho.....
mesmo assim vou seguir as dicas.
venham mais, OBRIGADO

Unknown disse...

aria de saber como lidar com as birras de ma criancva detre anos

paula disse...

minha filha tem 3aos e 5 meses fase de pirraça e desobediente estou desesperada as vezes bato coloco de castigo mais não tem jeito ,obrigada vou tentar os conselhos

Anónimo disse...

O meu garoto vai agora fazer 4 anos e as birras são diárias ( os motivos são sempre diferentes, ou não quer sentar na cadeira do carro, ou quer comer no chão, ou não quer sair da casa dos avós, ou parte alguma coisa e não deixa apanhar os vidros, ou....) uma serie de coisas que nem ao diabo lembraria, o certo é que contrariado, reage muito mal, deita-se no chão, grita e se me tento aproximar morde, arranha-me, se grito com ele continua, se leva palmada continua se tento falar com ele não houve e continua aos gritos o castigo também não funciona, o ignorar também não, já não sei o que devo fazer.
se alguém tiver mais dicas agradeço.

Cássia disse...

Oi boa tarde!!!meu nome é Cássia.Estou enfrentando birras com meu filho de 1ano e 9 meses,não sei como eu posso agir diante dessa situação.por favor me de algumas dicas...muito obrigada por enquanto.
catitatezini@hotmail.com

Anabelita disse...

Tenho um filho de 5 anos que não consigo ter controlo sobre ele. É agressivo comigo e com o pai em casa, apesar de no infantário ser bem comportado e com os amigos também. Quando chega a casa só quer ver desenhos animados e se não deixamos grita, faz birra, e por vezes agride-nos. Para comer é também muito complicado. Só quer comer o que lhe agrada e eu não consigo obriga-lo a comer o que está feito para o jantar, por exemplo. Para dormir também não o consigo fazer compreender que chega aquela hora tem de ir para a cama. É dificil também fazer com lave os dentes todos os dias. Concluindo são pequenas coisas que é necessário faze-lo compreender e obdecer e é dificil para mim e para meu marido executar. E nesta sucessão de acontecimentos também eu própria fico nervosa e nem sempre é fácil me controlar. Grito com ele e por vezes dou-lhe palmadas, apesar de ter consciência que isso não faz com que deixe de ter esse comportamento. Preciso de concelhos para tentar encontrar um meio de acabar com esta minha angústia e educar meu filho num lar harmonioso.

Anónimo disse...

meu filho de 3 anos tira a roupa qundo faz birra, evto de leva-lo aos lugares, pois figo envergonhada, por favor! ajude....

cristiane disse...

oi meu mome é cris , estou passando por um fase muito meu filho tem 1 ano e 9 meses esta muito birrento e chorão em lugares publicos, ele se joga no chaõ , sai correndo , e se tento segurs-lo ele chora.
me ajudem .
cristianetrujillo@bol.com.br

Anónimo disse...

adorei a dica, minha filha tem 3 anos, quando ela quer algo e dizemos não pra ela ....ela grita e se por para pensar ela não fica no lugar, chora diz que vai embora de casa...não desiste do que quer..ja cheguei a bater no bumbum dela com a mão ,mas quanto mais bate mais ela grita e fica agressiva....tenho medo de que ela chegue aos 15 anos e não me respeite e acabo perdendo a cabeça

Anónimo disse...

a minha filha tem 3 anos e quando vou explicar para ela que não pode algo, ela grita e se eu a coloco para pensar ela fica dizendo pra mim que eu tenho que pedir desculpas para ela ...ela não enchegar o seu erro , mas consegui ver o meu ...não sei explicar isso e fico besta de ver uma atitude dessa numa criança de 3 anos....é normal nessa idade?

lala disse...

nossa tenho 2 crianças.uma de 3 anos e outra de 1 ano e 5 meses.a minha primeira filha nao me deu trabalho em relaçao a pirraça.pois ela sempre ouvia quando dizia NAO.agora meu filho GUSTAVO esta pirracento demais da conta.eu nao sei o que fazer pra tirar a pirraça dele alguem me ajudaaa!!!

Anónimo disse...

OLÁ,TENHO UM FILHO DE 01 ANO E 07 MESES,QUE FAZ MUITA BIRRA EM CASA E NA RUA,SE JOGA NO CHÃO BATE A CABEÇA FORTE E CHORA GRITANDO MUITO DA A IMPRESSÃO QUE ESTOU MALTRATANDO,TODOS OS MEUS VIZINHOS PERGUNTAM PORQUE ELE CHORA TANTO NÃO SEI MAIS O QUE FAZER TO DESESPERADA,SE CONTINUAR ASSIM ACHO QUE VAI ACABAR ATÉ MEU CASAMENTO,POIS ESTA ESTRESSANDO TDOS NÓS.ALGUMAS VEZES DOU PALMADAS MAS SEI QUE NÃO É CERTO E DEPOIS FICO ME SENTINDO UM MONSTRO...GRATA
MEU EMAIL É:geoprata@yahoo.com.br

Nátalie disse...

Minha filha tem 3 anos e faz muitas birras diárias, se joga no chão na rua, grita, me belisca já conversei com ela disse q não adianta fazer isso não adianta ela continua, já dei até uma palmadas sei que isso não vai adiantar estou muito estressada choro de nervoso por não conseguir educar minha filha eu e meu marido não sabemos o que fazer quero ter um lar harmonioso junto da minha linda filha que amo e meu marido me ajudem!!!

Anónimo disse...

ola tenho uma filha de 2 anos, ela e bastante pirracenta e quando contrariada costuma bater com a cabeça, e mesmo quando nao damos atençao as pirraças em uma tentativa de que ela pare parece que ela fica mais estreçada ainda.OBS minha filha e totalmente normal oque faser, ao contrario do comentario de uma mae que li ela aceita o castigo na cadeirinha mas parece nao entender assim como pedir desculpa.

Unknown disse...

Estou enfrentando problemas com meu filho de 2 anos. Não queremos iniciar com as palmadas, mas estamos passando muita dificuldade. Por exemplo, ao sair para almoçar fazemos um combinado dizendo que se ele se comportar comerá uma sobremesa. Geralmente ele não se comporta e, após um aviso, retiramos a possibilidade da sobremesa e um de nós (pai ou mãe) tenta distraí-lo para evitar uma birra pior. Não podemo simplesmente ignorá-lo em um local público, pois não é seguro, então a distração acaba se tornando um reforço positivo. E nunca melhora apesar de fazermos tudo como dizem os pedagogos.

Cris Pimenta disse...

Olá tenho um filho de 1 ano e 1 mês e agora ele faz pirraça pra sentar no carrinho ou no cadeirão.Toda vez que coloco ele sentado para almoçar ou jantar é aquela briga ele não quer sentar de jeito nenhum já cheguei até a dar umas palmadas no bum bum dele,mas não surti efeito nenhum ele nem chora.Não sei o que fazer para dar comida mais tranquilamente para ele.pois não queria ter que bater para ele me obedecer.

Cris Pimenta disse...

Olá tenho um filho de 1 ano e 1 mês e agora ele faz pirraça pra sentar no carrinho ou no cadeirão.Toda vez que coloco ele sentado para almoçar ou jantar é aquela briga ele não quer sentar de jeito nenhum já cheguei até a dar umas palmadas no bum bum dele,mas não surti efeito nenhum ele nem chora.Não sei o que fazer para dar comida mais tranquilamente para ele.pois não queria ter que bater para ele me obedecer.

angel disse...

olá!tenho uma filha de 1 ano e 6 meses ela estar muito manhosa ñ pode fala nada pra ela q ela chora,e te bate.e as vezes eu ñ sei o q fazer.
Se eu brigo ela ñ obedece,por de castigo tbm ñ tem adiantado pois ela ñ fica.
O que devo fazer?

lia disse...

boa tarde, doutor..
tenho uma filha de 4 anos e 4 meses,nao estou mais sabendo lidar com ela..as vezes me sinto a pior mae do mundo,ela é uma menina muito pirracenta, nao gosta de ser contrariada,desobediente, quando nao consegue oq quer ela chora, se morde, tenta me morder, grita e com tudo isso me deixa super nervosa e estressada.nao saio com ela para passear pq ela nao se comporta na rua.. o passeio que era pra ser divertido, acaba se tranformando num pesadelo..por favor doutor, me ajude...estou desesperada. desde já muito obrigada.

Lucimar disse...

Meu filho tem 2 anos e 10 meses, é uma criança maravilhosa, porém, quando é contrariado faz birras insuportáveis, grita, chora, atira as coisas no chão, um verdadeiro escândalo, que pode ser em qualquer lugar, supermercado, festa, rua, em casa. Procuro seguir as orientações de não dar atenção ou distraí-lo mas geralmente ele só se acalma após conseguir o que queria, eu e meu marido ja até nos desentendemos por conta disso, é uma situação muito constrangedora, pq me sinto uma péssima mãe, nao sei o que fazer...

Anónimo disse...

boa tarde Dr. meu nome é carlos,minha filha esta com uma birra na escola, tem jogado os lanches dos colegas no chão, brigado com eles, o que faço preciso de uma orientação urgente DR.

luciana disse...

meu filho de 6 ano vive mentindo faz birra por tudo eu tenho outro de 2 anos que tambem faz muita birra .resultado disso eu tenho perdido a paciencia cada dia mais ..eu nao bato neles mas acabo ficando os berros todos os dias ...eu to tao cansanda eu amo demais os meus filhos e sei que eles merecem o melhor de mim ..mas eu realmente estou estressada com a situação ..por favor me ajudem lusouza-gomes2011@hotmail.com

denise vieira disse...

tenho um filho de 03 anos ele faz muitas birras ja nao tenho mais paciencia quando sai com ele pra ir ao shopping tudo que ele ver,ele que mais nao posso da tudo ai ele começa a chora grita cai no chão.em casa do mesmo jeito tudo ele que ate as coisas que nao pode ser pra criança estou muito triste com isso tudo ja nao sei mais oque fazer as pessoas fala que nao tenho moral pra ele mais nao posso bater nele pois isso so vai deixa ele mais acrecivo coloco ele de castigo mais ele nao fica e começa a grita queria muito a junta de vcs pois quero muda muito a educaçao dele...

Unknown disse...

denisesq28@hotmail.com

Unknown disse...

queria muito a junta de vc pois tenho um filho de 3 anos ele faz muitas birras já não tenho mais paciencia pois tudo que ele ver ele que todos da minha familia ficam colocando a culpa em mi pois ele fala que eu não tenho educação pra ta a ele quando sai pra ir ao shopping com ele tudo que ele ver ele que pois não posso ta tudo que ele que em casa do mesmo jeito que brinca com as coisa que não pode ele e muito chorão grita se pate no chão ja não estou mais mim dando com isso quero muito muda essa situação preciso da sua ajuda pelo amoe de deus...obrigado denise vieira

Anónimo disse...

Não sei mais o que faço, minha filha de 1 ano e 4 meses, só quer ficar no meu colo, e quando não pego ela chora, grita bate com as mãos na cabeça, e assusta até os vizinhos. Ela não aceita um Não. Estou desesperada, não sei mais o que fazer. Agora coloquei ela na escola no período da tarde, e as professoras dizem que ela é um amor, e não pirraça nunca. O que eu faço???Please!!!
flavia.bandeira@hotmail.com

Anónimo disse...

oi tenho uma filha de 2 anos e 11 meses ela nao quer mas me obedece,nao quer ir mas pro colegio,nao quer tomar banho,e chorando por tudo nao posso mas sai com ela porque ela so sabe chorar e se tem uma raiva jogar as coisas no chao e eu nao sou muito paciente fico com tanta raiva que mim dar vontade de dar umas palmada nela me ajude nao sei mas o que fazer toda vez que ela faz birra eu ja estou tao estressada que as vezes saiu de perto e começo a chora obrigada meu email e raquel_marianajesus@hotmail.com

Andreia Brasil disse...

Não sou especialista no assunto, sou mãe de primeira viagem. Meu filho de 2 anos e 3 meses tb está assim...cheio de birras e achando que consegue tudo com choro. Ele parece um ator, bota a mão na cabeça, na barriga. Sei que é pq eu e o pai estamos em casa, pq com a minha sogra ele não faz esse tipo de coisa. Procuro seguir horários de almoçar, dar banho e dormir e brincar bastante com ele. Tem hora que não tem jeito...ele começa a estressar. Até no meio de uma brincadeira...do nada ele começa a chorar. Ele muda de idéia toda hora. Tento compreender, mas tem hora que o ponho no cantinho da disciplina pra ele pensar e falo pra ele que está ali porque ele está chorando sem motivo. Ele chora, se bate, mas não sai de lá enquanto não para. Depois de dois minutos pergunto se ele parou e qdo sinto que respondeu de coração, tiro do cantinho. Se ele não me responde nada sei q se eu tirá-lo vai fazer tdo novamente. Enfim, qdo o tiro do cantinho digo que o tirei pq ele parou de chorar e aí ele faz o que eu quero: tomar banho, dormir, brincar, ver o dvd que ele pediu da ultima vez e qdo coloquei não quis mais kkkk! E assim eu e meu esposo vamos fazendo...No supermercado ou em qq outro lugar qdo ele começa a querer gritar, falo pra ele pra olhar em volta e ver como as pessoas estão olhando pra ele chorar e que isso é vergonhoso...funciona, ele fica com vergonha e para. O que vejo hj em dia, é que não criamos nossos filhos para terem vergonha de certas coisas, como responder aos pais, gritar, chorar então procuro fazer com que ele veja da forma como minha mãe me criou. O que não podemos é desistir de educar os nossos filhos. Um grande abraço a todos. Andreia Duarte

Anónimo disse...

boa tarde não sei mas oque fazer meu filho de 1 ano e 2 meses esta nos deixando loucos e não aguentamos mais perdemos a 2 anos uma filha de 4 anos e minha mulher sofre ate hoje e mais isso agora estamos ate depressivos nos ajudem obrigado.okospokos2010@hotmail.com

Anónimo disse...

boa tarde não sei mas oque fazer meu filho de 1 ano e 2 meses esta nos deixando loucos e não aguentamos mais perdemos a 2 anos uma filha de 4 anos e minha mulher sofre ate hoje e mais isso agora estamos ate depressivos nos ajudem obrigado.okospokos2010@hotmail.com

Anónimo disse...

boa tarde não sei mas oque fazer meu filho de 1 ano e 2 meses esta nos deixando loucos e não aguentamos mais perdemos a 2 anos uma filha de 4 anos e minha mulher sofre ate hoje e mais isso agora estamos ate depressivos nos ajudem obrigado.okospokos2010@hotmail.com

Anónimo disse...

boa tarde não sei mas oque fazer meu filho de 1 ano e 2 meses esta nos deixando loucos e não aguentamos mais perdemos a 2 anos uma filha de 4 anos e minha mulher sofre ate hoje e mais isso agora estamos ate depressivos nos ajudem obrigado.okospokos2010@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite, tenho uma filha de 2anos e 4meses ,e eu eo meu marido nos perguntamos todos os dias onde nos erramos , diante das birras com choros, jogar no chão e gritos fortes que acordam toda vizinhança , pois moro em apartamento ,e vai chegar um ponto que vao chamar o conselho tutelar, pois se para nós é dificil entender as birras, imagine os vizinhos que ouve os choros e gritarias durante a madrugada, mesmo poque até para fazer dormir é dificil, só com muita reza. Esse comportamento é complicado pois eu e o meu marido só temos ela, pois bem, é o nosso tesouro , damos amor e carinho, e muitas das vezes ela quer dar tapa na nossa cara , beliscões e mordidas. Nós dois trabalhamos quase todos os dias, e algumas noites, que são revezadas com a minha mãe , a creche dela é integral desde 1ano de idade , o que nos faz pensar que esse comportamento é devido a distancia, pois bem nos ajude ´tem dias que choro a soluçar pois acho que perdi o controle da minha filhinha, e isso me causa muito estresse e sofrimento.

Anónimo disse...

tenho dois filhos uma menina de 3 anos e meio e um menino de 1 ano e 6 meses, de uns meses pra cá minha filha tem feito muita pirraça e seu comportamento mudou, está muito agitada, confesso que as vezes não sei como agir, se algum psicólogo infantil ler esse comentário e puder me ajudar ficarei eternamente grata!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ANONIMO...
DISSE OI NAO SEI MAS O QUE FAZER ESTOU ENFRENTANDO UMA SEPARACAO , MAS O MEU FILHO NAO TEM MAIS CONROLE E QUER MANDAR EM TUDO GRITA ESPERNEIA FICA A TE DIFICIL DE SAIR COM ELE, FORA QUE TUDO O QUER , TUDO QUE OUVE REPETI JA COLOQUEI DE CASTIGO MAS ESTA SEM CONTROLE.
PRECISO DE AJUDA...

Anónimo disse...

Danieli
Meu filho tem 1 ano e 7 meses e não sei mas o que eu faço ,pois ele é muito bravo as vezes eu acho que é normal pela idade dele ,mas ele ta passando dos limites eu não consigo dar um banho ,ou trocar uma fralda sem ele fazer birra,ele só pensa em bater nas coisas e na gente eu preciso de ajuda ,pois não sei mais o que fazer

Anónimo disse...

Danieli
Meu filho tem 1 ano e 7 meses e não sei mas o que eu faço ,pois ele é muito bravo as vezes eu acho que é normal pela idade dele ,mas ele ta passando dos limites eu não consigo dar um banho ,ou trocar uma fralda sem ele fazer birra,ele só pensa em bater nas coisas e na gente eu preciso de ajuda ,pois não sei mais o que fazer

Anónimo disse...

TENHO UMA FILHA DE 05 ANOS , QUE FAZ MUITA BIRRA,TEIMOSA E NAO ME RESPEITA NÃO SEI O QUE FAZER MAIS, SE CONTINUAR ASSIM ACHO QUE VAI ACABAR ATÉ MEU CASAMENTO. POIS ESTA ME DEIXANDO DOIDA ....ME AJUDEM POR FAVOR
MEU EMAIL É:dudinha-cruz2011@hotmail.com

Anónimo disse...


meu filho e muito nervoso e inteligente ele tem 2 anos e7 mese e tira todo mundo do serio ele grita e so quer brincar a onde corre perigo .nao sei mas o que fazer ate meu casamento esta em crise sera que sou eu que tenho que tomar calmante.



Patrícia disse...

Boa noite, minha filha tem 5 anos, fico muito triste de dizer isso, mas não sei mais o que fazer pois ela esta uma criança muito rebelde, conta mentiras e mente tao bem que ete acreditamos no que ela diz, faz muita pirraça. eu sempre a coloco de castigo no quarto sem tv e sem brinquedos mas também não está adiantando. por favor me ajudem pois não sei o que fazer.

Rose disse...

O meu caso é complicado, meu filho tem 3 anos e 5 meses é uma criança muito agitada ,arteira,passo muita vergonha quando saio com ele por isso até nem saio mais ele passo 24 horas do dia em torno dele porque ele simples mente só faz coisas erradas...ele fala muito pouco já fez exames e deu tudo normal...estou tomando antedepressivos porque estou a ponto de enlouquecer ,amo muito ele só que esta dificil, tenho outra filha de 6 anos ela é um anjo o que eu faço preciso de um conselho!!!!

Rosana disse...

Oi, tenho uma filha de 3 anos, está numa fase de birras, responde e quer ter razão em tudo, somando-se ao fato de eu estar grávida. Ela é até carinhosa com o bebê na minha barriga. Quando ela começa com as birras eu simplesmente a ignoro, mas confesso que não é fácil aguentar o berreiro dela. Que fase! Espero que ela melhore com o tempo.

Anónimo disse...

iminha filha completa 10 anos no mês que vem, moro com outro homem que não é o pai dela,tenho sofrido demais pois ela responde muito ele e a mim também não tenho conseguido fazer com que ela nos respeite. ele faz de tudo para agrada-la mas não adianta só fica bem com ele e comigo quando sabe que vamos fazer algo de interessante ou vamos dar alguma coisa que ela goste, não sei mais o que fazer as vezes parece que vou enlouquecer.meu marido já está até pensando em me deixar por este motivo. tenho vergonha de dizer isso mas não sei como impor limites em minha própria filha me ajude por favor. desde já muito obrigada Tatiane

Anónimo disse...

me ajudem tenho uma filha de 9 anos e moro com outro homem que não é pai dela porem ela não o respeita de maneira alguma e nem a mim não sei mais o que faço pois ate dizer que vai me deixar meu marido já disse pois não esta mais aguentando tudo isso sempre faz de tudo para agradar mesmo assim ela só fica bem quando agente da alguma coisa a ela ou faz algo que vá beneficiá-la

Anónimo disse...

Doutor sempre tive o sonho de ser mãe,mas agora me sinto muito frustrada, o meu filho tem apenas 02 anos mas me dá muita dor de cabeça, birra muito e o que é pior vive levantando a mão para me bater, isso me deixa muito triste, por favor preciso de ajuda. Por favor me responda/ email: joitubel@hotmail.com

Anónimo disse...

Tenho uma filha com 4 anos que fazia birras todos dias e por tudo e por nada e comecei a achar que era demais, então falei com a pediatra que aconselhou um psicólogo.
Fui ao psicólogo e ele me disse que a minha filha tinha problemas mentais sérios e que o melhor era interna-la num hospício. Foi logo o que eu fiz e agora, felizmente, tenho uma vida tranquila.

Josi disse...

Olá meu filho tem 2 anos e 6 meses, não sabemos mais como lidar com ele faz muitas birras para sair do banho, fica pulando em cima da cama e quando repreendemos ele, age com agressividade grita com agente aponta o dedo tenta nos bater, chora tanto que vomita, ai é trabalho dobrando estamos refem dessa situação se corrige vomita e suja tudo ao ser redor vai para o banho se acalma na hora de sair começa a birra tudo de novo. esse ano até colocamosele na escolinha mais o nervosismo dele foi tanto que deselvolveu a alergia ao leite de vaca e o médico nos orientou a esperar o ano que vem para voltar para escolinha.
Por favor me dá uma orientação, são sabemos o que fazer.

Anónimo disse...

celia
por favor o que eu faço tenho uma filha de 03 anos e sempre quando não faço as vontades dela ela faz birra, chora, me bate e quando coloco na cadeirinha da disciplina ela não fica onde é preciso eu segurá-la.

Anónimo disse...

Esta super certo isso meu filho tem 3 anos as vezes ele faz birra pra chamar a atencao vou seguir essa dica tambem na proxima que ele fizer birra de novo... obrigado

Anónimo disse...

Meu filho tem 1 ano e 9 meses e não para de chorar fazendo BIRRA,se joga no chão do shopping,supermercado.As vezes ate dou umas palmadas sabendo que não e certo! o que eu devo fazer? Ja tentei varias formas de tratamento.camila__rrpaixao@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Dr.gostaria de saber o que faço,estou enfrentando um dilema,meu filho de 2anos está cada vez mais birrento! Se é contrariado se joga no chão,grita,esperneia e força a tosse até vomitar.Ele tem essas atitudes por qualquer coisa ultimamente.As vezes só de ele olhar para mim ou meu marido ele já se joga no chão e começa o teatro.Já fiz de tudo,já tentei acalma-lo,já briguei,já gritei,já dei umas palmadas,já ignorei e nada adianta. Perto do pai ele fica pior,me ajude por favor.
E-mail karinanasoares@hotmail.com

Anónimo disse...

Doutor, meu filho tem 2 anos e ultimamente anda gritando demais, as vezes a toa, parece estar entediado, ele é muito grudado com minha esposa. Pensei em coloca-lo na escola para melhorar a fala e desgrudar um pouco da minha esposa.
Por Favor me ajude.
vinicius-lva@hotmail.com

Anónimo disse...

Moro no exterior, aqui a educacao e tratar meu filho de 1 ano e 4 meses como crianca e nao como bebezinho...
Fui visitar meus pais e passei 2 meses de puro desespero pois minha MAE nao respeita minha autoridade de mae. Dava doces o dia inteiro, biscoitos e se intrometia se eu corrigia meu filho, negando dar doces ou deixando-o chorar por nao poder pegar algo que nao queria que ele pegasse. Agora ele chora, se joga no chao, tira comida da boca e joga por todo apartamento se eu nao pego ele do cadeirao na hora ele grita e se balanca ate cair... Nao me deixa preparar as refeicoes, limpar a casa, nem ir ao banheiro posso ir, pois ele abre o berreiro. O pai trabalha o dia inteiro e quando saio com ele se comporta ate que bem... Embora se vamos ao supermercado ele quer mexer em tudo, pois se acostumou a mexer em tudo na casa da avó, agora evito sair com ele ate voltar a entender as MINHAS regras, mas esta dificil!!!

Anónimo disse...

olha nao sei mais o que faço minha filha millena de 1 ano e 6 meses começou a fazer muita birra quer ficar apenas no meu colo , gritando,machucando ate nao sei o que fazer mais me ajude
roseliapereirarosa@hotmail.com

CARLA disse...

O MEU NOME É CARLA E TENHO UMA FILHA DE 3 ANOS ELA FAZE MUITAS BIRRAS E NÃO SABE O QUE É UM NÃO EU JA NÃO SEI O QUE FAZER JA ANDO FARTA DAS BIRRAS DELA ELA QUER TUDO VOU AO SUPERMERCADO COMO ELA QUER TUDO MEXE EM TUDO SE EU NÃO LHE DER GRITA CHORAS E AS PESSOAS FICAM OLHAR EU DIGO NÃO GRITO COMO E NADA EU DIGO NÃO O PAI LHE DA PARA NÃO AUVIR ELA Á CHORAR E A FAZER BIRRAS ... EU GOSTAVA DE SABER COMO POSSO LIDAR COMO UMA CRIANÇAS KE VAI FAZER 4 ANOS ME AJUDEM POR FAVOR .........OBRIGADO

Anónimo disse...

OI meu filho tem 1 ano e 3 meses e ele chora se joga no chão e grita quando dizemos não a ele e mesmo assim desobedece e vai fazer o que estava fazendo não sei o que faço coloco ele de castigo ele não aceita se joga e sai do castigo coloco ele varias vezes mais me desespero e gritoo sei que estou errada mais não sei o que faço

Unknown disse...

Meu nome é Ana e devo dizer que realmente é muito difícil o estou a passar com meu filho Rodrigo.
Ele tem 2 anos e com todas as suas birras, choros, o querer bater em mim revoltado... chego mesmo a pensar que já não tenho força para aguentar... por vezes já me vejo a gritar com ele, sem paciência, entre outras... mas, meu amor não para por ele e gostava de conseguir ajuda pois não sei o que fazer.
Sou mãe de filho único e procuro ajuda... muita mesmo.
Obrigada
rodrigoamordamae@gmail.com

Unknown disse...

Meu nome é Ana e devo dizer que realmente é muito difícil o estou a passar com meu filho Rodrigo.
Ele tem 2 anos e com todas as suas birras, choros, o querer bater em mim revoltado... chego mesmo a pensar que já não tenho força para aguentar... por vezes já me vejo a gritar com ele, sem paciência, entre outras... mas, meu amor não para por ele e gostava de conseguir ajuda pois não sei o que fazer.
Sou mãe de filho único e procuro ajuda... muita mesmo.
Obrigada
rodrigoamordamae@gmail.com

Anónimo disse...

Minha filha vai compltar 3 anos, e faz birras absurdas, a ponto de acharem que eu estou batendo nela, é ridículo simplesmente ela grita e não para até ficar sem ar.

Anónimo disse...

Dr. gostaria de saber o que faço quando coloco meu filho de 2 anos de castigo na cadeirinha e ele nao fica coloco varias vezes e ele nao obedece e que faço? como lidar com as birras de meu filho?

Anónimo disse...

nao sie mas oque fazer com meu filho de 1 ano e 9 meses ponho de castigo digo nao e mesmo assim ele nao muda,estou muito extressada e isso abala ate meu casamento!! o que fazer??

Anónimo disse...

nao sei mas oque fazer com meu filho de um ano e nove meses ele nao obedece em nada muito teimoso e chorao!to muito estressada e isso esta abalando meu casamento!o que fazer??

lurdes disse...

Meu filho de um ano e nove meses faz birra, e com minha filha não tive problemas, ela sempre foi bem comportada. Acho que por isso estou sofrendo tanto ele é totalmente diferente, mas também tem momentos que ele é muito carinhoso , ele muda de repente.Mas não podemos desistir,isso é uma fase, e precisamos enfrentar para ensinar o certo com amor e pulso firme!

Talita disse...

Dr não sei se pode responder, mas gostaria muito de uma ajuda...minha filha está com 3 anos e 10 meses e está muito briguenta e manhosa, na escola a professora disse que ela não quer que ninguém se junte a ela e uma amiga que tanto gosta, não quer que as crianças peguem nem o brinquedo da amiga quanto mais os dela...quando chegamos em casa ela sempre quer ser a primeira a bater a mão na porta...quando não é chora muito...ontem mesmo ela chorou tanto e não saiu uma lagrima, so quando coloquei sentada de castigo começou a sair as lagrimas e chorava desesperada...o que faço? Ela fica na escolhinha de manhã e na recreação a tarde...fica comigo e com meu marido so a noite e nos finais de semana....Obrigada! Espero que possa me responder!

Anónimo disse...

oi meu filho mora com a mãe aki perto de casa eu sempre via ele todos os dias eu sempre dei tudo pra ele nunca deixei de dar nada agora a mãe dele conseguiu um documento na justiça me proibindo de ver ele todo os dia desde então ele vem mudando comigo eu ligo todos dias pra ele ele sempre atendia minhas ligasão mais de um tempo pra car ele não ta querendo atender eu fico com ele as quarta e domingos eu brigo com ele mais a mãe sempre faz oq ele quer la na casa dele oq devo fazer pra entender isso que ele ta fazendo isso me deixar muito triste


Anónimo disse...

A minha filha fazia birras por tudo e por nada e um dia passei-me e dei-lhe uma tareia tão grande que foi parar ao hospital e ficou internada durante uma semana (ufa que descanço!). A partir daí nunca mais fez birras.

Anónimo disse...

A minha filha fazia birras por tudo e por nada e um dia passei-me e dei-lhe uma tareia tão grande que foi parar ao hospital e ficou internada durante uma semana (ufa que descanço!). A partir daí nunca mais fez birras.

Anónimo disse...

minha filha tem 4anos porem faz muita birra,eu nao sei o que fazer eu estou perdendo o controle,ela nao dorme de tarde ,porem quando chegar a noite estou super cansada que nao tenho tempo para meu marido.porem ela nao deixa eu senta nem um minuto.porfavor me ajuda,manda uma mensagem o que devo fazer.obrigado.ass:raquel.

Anónimo disse...

Boa tarde gostaria de ajuda tenho 3 filhos um de 10 anos um de 7 e um de 1 ano e tres meses o meu de 10 anos faz birra por tudo agora deu para ser agressivo com o irmão do meio e hoje ele fez uma birra por pouca coisa quando peguei no braço dele para leva- para a sala para que o mesmo ficasse de castigo ele partiu para cima de mim com uma raiva que quasse mim bate começou a estribuxar no chão e so parou quando mim viu chorando muito não sei o que fazer pois fasso tudo pelos meus filhos pesso ajuda . email : nayaraanderson@hotmail.com

Unknown disse...

Tenho uma filha que vai completar 8 anos em abril, sou separada do pai dela e ela mora comigo. Mas durante a semana ela fica na casa do pai para eu ir trabalhar e sempre abusco a noite e os finais de semana e fica um comigo e o outro com ele. Sou totalmente rigorosa na criação dela, comigo tem hora para comer, tomar banho, ou seja tem regras e limites. Já na casa do pai ela faz o que quer e a hora que quiser. Agora sempre que a busco ela vem com histórias que não gosta mais da casa dela, que odeia dormir e ficar comigo. Se eu dizer que ela tem que tomar banho ou proibir algo ai que começa tudo, a diz que me odeia e que gostaria de ter outra mãe. Que prefere morar com o pai. Que eu sou chata. Com isso acabo perdendo a paciência e por tanta magoa que ela consegue me deixar. Não sei o que fazer e o pai dela acha graça de tudo e diz que ela vai mudar e ela sempre me trata com interesse.

Anónimo disse...

Dr se puder me responder email sintialugon@gmail.com

É o seguinte gostaria de uma ajuda de como posso lidar com a minha filha de 4 anos. Ela é um amor de menina mais para nao obedecer ela é craque.Converso com ela,coloco ela de castigo mais só mesmo na hora que bato nela que ela obedece e mesmo assim ela chora um pouco mais daqui a pouco ela está rindo,parece que tudo que fiz nao valeu de nada e ai fico muito nervosa.Pois parece que ela nao entendeu nada e continua fazendo.Na hora de comer mesmo é um dilema ela já tem 4 anos e tenho que dá na boca dela e mesmo assim ela nao quer sentar na mesa fica para la e para ca. Falo com ela mais nao adianta eu fico muito nervosa e acabo batendo nela e fico muito angustiada por bater pois queria que ela me entendesse e me obedecesse!!Me dá um dica por favor de como poderia lidar com ela sem bater para ela me obedecer. Att

Anónimo disse...

Tenho um filho de 3 anos e faz muita birra, gostaria de saber como faço para lidar com ele pois as vezes eu e meu esposo fica muito estressado, pois trabalhamos muito, gostaria de saber como lidar com isso pois perco a paciência com ele e tenho ate que sair de perto, preocupo muito com ele tenho medo de crescer assim, mim ajude por favor meu email. sandra.agorac@hotmail.com obrigada.

Anónimo disse...

Boa noite!!!
Sou mãe de uma menina de 7 anos e um menino de 2 anos e 1 mês. Eles bigam o tempo todo. Quando um esta quieto, o outro vem e pirraça e isso é vice e versa.
Nao trabalho atualmente, fico com eles o tempo todo, a minha filha de 7 anos, vai a escola de manhã. E o de 2 anos nao vai pra escolinha.
Eles brigam, se irritam, brincam, gritam....etc....O tempo todo....é mãe pra cá ...mãe pra lá.
Dai brigo com eles...falo pra eles pararem....Quando viro as costas....eles ja estao la brigando....e na maioria das vezes....brigam por besteira...
Dai o mais novo....chora por tudo.
E eu to achando q o problema é comigo....que sou uma péssima mãe....porque meus filhos nao me obedecem...
To muito chateada e triste comigo mesma.
Me ajude por favor

anaisaedu.santos@gmail.com

Obrigada
Ana

Anónimo disse...

Não imaginava que havia tantos filhos ruins assim...
Meu filho tem 4 anos e em uma palavra o descrevo INSUPORTAVEL.

Anónimo disse...

meu filho tem 2 anos e 3 meses, esta fazendo muita birra não estamos conseguindo nem ir ao um aniversario, jantar ou simplesmente ao shopping, fica fazendo escândalo o q fazer ?

Anónimo disse...

OI, tenho uma filha que completa 5 anos nesse mes de julho, pois ela é muito birrenta, quando eu estava trabalhando fora ela ficava com minha mae, nossa então vó deixa fazer de tudo ou seja, em casa ela queria fazer mesma coisa. Hoje estou em casa, estou tentando, me esforçando muito para educa - la, não posso levar ela em lugar algum, nem em supermercado que ela pede tudo que se ve, lojas também, ou seja se não tenho dinheiro e falo não, dai começa as birras, em casa ela acha que é maior de idade, quer mandar em mim e no meu esposo. Nossa pra dormir a noite e uma tensa luta conta o sono, procuro não brigar conversar com ela com muita calma, mas as vezes perco as estribeiras, e já fico brava...gostaria que ela me obedecesse, mais as vezes, olha so Deus para me dar paciencia, as vezes conhecidas minhas falam nossa como voce tem paciencia, voce e calma, mas acho que as vezes ate demais....tento falar com firmeza mas mesmo assim nossa ela finge que nem e com ela.....Por favor me ajude o que faço....que atitudes tomar...

Por favor me responda atraves do email: rafaelamcj@gmail.com

Anónimo disse...

Fui corrigido só com sintadas e isso ajuda muito pretendo seguir as coisas que minha mae fes laço é o melhor corretor

Moisés disse...

oi eu tenho um filho de 1 ano e 9 meses e quando que uma coisa ele fica chorando critando as vezes do nada ele já começa a chorar e gritar, já tem duas noites que acorda o tempo todo chorando e mi batendo a critando de repente dorme como nada aconteceu


por favor me responda nycolasmoises@gmail.com

Moisés disse...

oi eu tenho um filho de 1 ano e 9 meses e quando que uma coisa ele fica chorando critando as vezes do nada ele já começa a chorar e gritar, já tem duas noites que acorda o tempo todo chorando e mi batendo a critando de repente dorme como nada aconteceu


por favor me responda nycolasmoises@gmail.com

Anónimo disse...

Muito bom!!!

Estou iniciando meu blog também com dicas para mães, mas principalmente em como lidar com as birras.

Segue a primeira dica: http://www.maesabetudo.com.br/birras/como-lidar/

bjos

Unknown disse...

ola .tenho um filho de 3anos desde 1 ano e meio fica na creche e depois faca c uma moça que cuida ate eu chegar do trabalho.ele adora ir p creche entao nao acho que seja esse o problema.ele e muito chorao desde pequeno mas agora esta me deixando meio louca nao sei mais o que fazer ,chora ate para pedir alguma coisa de comer tipo mamadeira coisa assim.eu dou atençao, brinco,e trato ele com bastante firmeza,mas mesmo assim nao sei mais o que fazer esta abalando ate meu casamento.meu marido fica menos tempo com ele do que eu e me acusa de ser culpada das birras e choros disse que eu faço td que ele quer, e nao e verdade me ajuda por favor . email gerencia240.ciclista@gmail.com

jenny markus disse...

Olá amigos! Meu nome é Jenny Markus do Reino Unido Tenho sido em grande dor por quase 4 anos sofrendo nas mãos de um marido fazendo batota, ficamos felizes e deixando bem até que ele quis dizer seu velho amigo menina tempo e ele começou a namorá-la fora do nosso casamento antes que você sabia que ele parou de cuidar e cuidar de sua própria família foi na medida em que ele estava planejando se casar com ela e divorciar-me a sua própria mulher, eu chorei e relatou-lhe a sua família, mas ele nunca ouviu qualquer um, mas para cortar a minha história curta i veio em busca de um lançador de magias real, que poderia destruir seu relacionamento e fazê-lo voltar para mim e nossos 2 crianças em minha busca eu vi pessoas fazendo testemunho sobre a forma como o seu casamento, onde restaurado pelo Dr. UZOYA i escolher o seu e-mail: druzoyaspiritualtemple@gmail.com e eu narrado minha história com ele e ele concordou em me ajudar e após a realização de um feitiço no segundo dia ambos tiveram uma briga e ele bateu sua namorada e ele chegou em casa pedindo i e meus filhos pequenos para perdoá-lo que seus olhos são claros agora que ele nunca irá fazer qualquer coisa que vai prejudicar a sua família novamente e promete ser um pai carinhoso e nunca enganar again.I sou tão tão feliz que eu não perdeu ele a menina. toda a apreciação vai para Dr.UZOYA para você são um grande lançador de magias e para quem isso pode preocupação se você tem um marido fazendo batota ou mulher, ou você precisa de seu ex-amante de volta. você pode também enviar-lhe em seu e-mail; druzoyaspiritualtemple@gmail.com obrigado grande UZOYA por me ajudar a trazer o meu marido de volta, muito obrigado

jenny markus disse...

Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. uzoya o grande médico que trazer de volta o meu marido que me deixa muito feliz hoje, então eu não poderia manter o maravilhoso trabalho que ele tem feito por mim para que eu decidir compartilhar com todos vocês, porque ele é real não como aqueles que comem o meu dinheiro e nunca fazer nada por mim, eu tenho 2 filhos adoráveis ​​para o meu marido, cerca de 3 anos, meu marido e eu ter sido discutindo sobre algumas coisas que ele está fazendo que ele não tinha feito antes, como mantendo tarde da noite e beber .dr uzoya me disse que meu marido está tendo um caso secreto com uma senhora perto de minha rua que se encontram após o trabalho em um hotel, um dia eu senti que isso era demais para suportar, então eu o confrontou uma noite, mas ele não deu ouvidos ao invés disso ele me bater na frente de nossos filhos, então ele finalmente deixou-me para a senhora. Senti minha vida tinha acabado e as crianças pensaram que nunca vai ver seu pai novamente. Tentei ser forte apenas para as crianças, mas eu não conseguia controlar as dores que atormenta meu coração, meu coração estava cheio de dores e dores, porque eu estava realmente no amor com meu marido. Todo dia e noite eu penso dele e eu sempre gostaria que ele vai voltar para mim, até que um dia eu conheci um bom amigo meu, que também estava em uma situação como eu, mas seu problema era seu ex-namorado que ela teve um indesejado gravidez por e recusou-se a assumir a responsabilidade e terminou com ela. ela me disse que o meu era um caso pequeno e que eu não deveria se preocupar com ele em tudo, então eu perguntei o que era a solução para os meus problemas e ela me deu este grande endereço de e-mail Doctor. druzoyaspiritualtemple@gmail.com. i estava duvidando se este homem era a solução, porque eu tentei tantos médicos falsos na internet, mas eles só comem o meu dinheiro e nunca funcionou para mim, então eu contactado este grande homem e ele me disse o que fazer e eu fiz-los tudo, ele me disse para esperar por apenas 12 horas e que meu marido virá rastejando em seus ajoelha apenas para o perdão para que eu fielmente o que este grande homem me pediu para fazer e com certeza depois de 12 horas, ouvi uma batida na porta eu fui e abrir a porta, em uma grande surpresa eu vi ele em suas ajoelha e fiquei sem palavras, quando me viu, tudo que ele fez foi chorar e me pedindo perdão, a partir daquele dia, todas as dores e dores em meu coração fugiu, desde então, eu e meu marido e nossos filhos adoráveis ​​estão vivendo happily.that é por isso que eu quero dizer um grande obrigado a uzoya dr. Este grande homem me fez entender que existe sabe problema na terra que não tem solução, por isso, se você sabe que você tem esse mesmo problema, ou qualquer problema que é semelhante, vou aconselhá-lo a entrar em contato com este grande médico através de seu e-mail. druzoyaspiritualtemple@gmail.com e ele vai resolver o seu problema

Anónimo disse...

Bom dia minha filha de 03 anoa vai na creche desde os 08 meses. Sempre gostou. Agora levo ela e o irmão de 08 meses também. Mas logo ao acordar ela já começa a chorar fazendo birra entra na escola gritando que não quer ficar. Deixo ela aos berros viro as costas não passa 5 minutos já está ela toda sorridente brincando comendo.
Meu marido não está cooperando e sendo firme fala que não podemos deixar ela chorando. Mas ai sim que ela vai ficar mais birrenta. Hoje cheguei a pedir a separação pois ele fe o maior escândalo na escola e disse que sou eu a errada. O que fazer .... Me responda por favor