Presente de Natal: Brincar!

Numa sociedade caracterizada pela azáfama de afazeres quotidianos, é frequente os adultos não investirem activamente numa das principais ferramentas que as crianças possuem para conhecer, explorar e compreender o mundo: "brincar".

O acto de "brincar", ao longo da História tão frequentemente desvalorizado e destituído de valor prático, serve de base para a aquisição e promoção de competências fundamentais para o desenvolvimento global da criança. Actualmente assume tal importância que no Princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança é consagrado o direito à criança de brincar. Existe um amplo consenso sobre a sua importância em múltiplas áreas do desenvolvimento infantil, e o "brincar", o jogo e o brinquedo são actualmente alvo de estudos científicos.
Nesta perspectiva, defende-se o "brincar" como fundamental para o desenvolvimento da criança, bem como a participação dos pais nas mesmas, já que o "brincar":

- É, por excelência, uma forma da criança comunicar e expressar-se;

- É a forma mais natural (e divertida) da criança aprender. Desta forma, a aprendizagem realiza-se de uma forma espontânea, sem o risco de insucessos, apenas pelo prazer de explorar;

- É o principal motor de desenvolvimento global da criança. Quer a nível motor, social, cognitivo e afectivo. O conjunto de desafios provocados e experimentados através do brincar proporcionam à criança a possibilidade de testar os seus limites, de correlacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de construir conceitos, estimular a linguagem, aprender a compreender e lidar de forma eficaz com os sentimentos;

- Permite à criança conhecer e inserir-se na sua sociedade, socializar-se com o grupo de pares e com os adultos, fazer amigos;

- Os pais, ao brincarem com os seus filhos, além de lhes possibilitarem a interiorização dos seus valores, estão a demonstrar interesse pelo meu "mundo", pela forma como conhecem e exploram a realidade. Deste modo, revelam ao seu filho o amor que sentem por ele, e a importância que os atribuem às suas brincadeiras o que, além de valorizar o acto da criança, aumenta o seu interesse, fomenta a criatividade e contribui para a auto-estima da mesma.

Contudo, antes de mais, a criança deve brincar porque brincar é bom, faz bem. É divertido, dá vontade de rir, e contribui para que se sinta feliz. Este Natal, pede-se aos pais que dêem tempo às crianças para brincarem, que brinquem com elas, e que participem activamente no desenvolvimento de todas as capacidade dos seus filhos.

A todos um Bom Natal.

26 comentários:

Solange Paglarini, disse...

Olá...
Passei pra desejar um ótimo fim de semana.

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

Optima sugestão...

Um feliz Natal, um Ano Novo cheio de realizações

Cristina disse...

Querido Amigo, desejo a vc e sua Família um Feliz Natal e que 2009 renove as esperanças de um mundo melhor e que possamos brincar e nos amar com esse doce presente de DEUS a vida.
Abraços.
FELIZ 2009.

Denise Carceroni disse...

Oi!

Melhor presente de Natal, não existe. Pena que a maioria ainda teima em pensar em presentes caros e sofisticados para as crianças. Já escrevi muito sobre o brincar no meu blog.
Parabéns pelo texto!

Dreamlu disse...

Desejo-lhe um Natal cheio de cor e um 2008 cheio de Amor e Esperança. Continue com os seus posts cheios de significado.

Um abraço

Nexita disse...

Feliz Natal do Reino Encantado das Almofadas :)

brit com disse...

O blog O Cartel deseja a todos um Bom Natal e um Feliz 2009.

Sónia Pessoa disse...

Bruno, passei para desejar um feliz natal. Beijinhos natalícios

Rosa Silvestre disse...

Umas excelentes Festas!

Algodão doce disse...

Olá!Meu nome é Natália.Sou de Teresópolis- RJ(Brasil).Estava pesquisando alguns blogs e conheci o seu.Gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog.Muito interessante, com temas para todos nós pais e educadores refletirmos. http://algodaodocebiscuit.blogspot.com/

Algodão doce disse...

Obrigada pela sua visita!!!Já tive a oportunidade de conhecer Portugal.O seu País é lindo!O meu pai é português, de um lugar chamado "Minho", se eu não me engano.Feliz Natal e que 2009 seja de muitas realizações para todos nós.Natália.

Cíntia Maciel disse...

UM ÓTIMO E FELIZ NATAL PARA VOCÊ !!!!

MUITA PAZ, AMOR, SAÚDE E FELICIDADE !!!!

SÃO OS SINCEROS VOTOS DE CLAUDINHA - http://claudiamacielpires.blogspot.com
E CÍNTIA - http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com

disse...

Gostei demais do seu blog! Parabéns pelos textos! Me faça uma visitinha tb e, se gostar, pode ser seguidor ou linkar no seu blog!
Um abração da Rê!
Meu blog: idéias e arte

Nexita disse...

Feliz Ano Novo 2009!!! São os votos da Nexita do Reino Encantado das Almofadas :)

Tudo de Bom

Bjokas :)

Algodão doce disse...

Olá Bruno!!!Passei aqui para te desejar Feliz 2009!!! Passa lá no meu blog!!! Vc está sumido...bjão, Natália do blog Algodão Doce.

Algodão doce disse...

Olá Bruno!!Passei aqui para te desejar Feliz 2009!!!Passa lá no meu blog!!!Vc está sumido...Bjão,Natália do blog Algodão Doce.

Nile e Richard disse...

Olá amigo,boa noite.
Adorei o seu texto muito explicativo e sugestivo.
bjtos.Nile.

Leonor disse...

ola boa tarde
venho agradecer a visita ao meu blog e o comentario simpatico.
tendo em conta a qualidade dos artigos que escreve sinto-me honrada por ter gostado dos meus.
abraço

Cíntia Maciel disse...

Oi !
Como vão as coisas ?
Só passei para ver as novidades e te desejar um ótimo abençoado final de semana ;D

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

Ola,

Temos um carinho nosso blog.
Passe lá para o receber.

Amarelinhos

Cíntia Maciel disse...

Tem um mimo para você no meu blog: È o selinho "Este blog caiu do céu".
Gostaria que aceitasse ....

beijos

Cíntia Maciel disse...

Amigo querido !

Estou passando para dizer que adoro visitar seu "cantinho" ... tem sempre idéias maravilhosas e te desejar um ótimo final de semana !

Beijos ;D

visiense disse...

Brincar com os filhos e não ter medo de dizer "não". Provavelmente duas das coisas mais importantes para o desenvolvimento da criança. Infelizmente, hoje em dia faltam ambas...

Cíntia Maciel disse...

Amiga querida !

Estou passando para saber como você está e dizer que tem um mimo especial para você lá no meu blog !

Beijos

E tenha um ótimo domingo !!!!!

Pedagoga Daiane disse...

Parabéns pelo seu trabalho blogueiro. É pela sua iniciativa que lhe participo o prêmio Dardos. O prêmio Dardos é uma indicação feita por blogueiros de educação. Recebi a indicação e indiquei mais 15 que considero merecedores, dentre tantos você, para recebê-lo, entra no meu
 blog: novapedagogia.zip.net
Lá encontrará um texto explicando como funciona o prêmio e como deverá proceder.
Sucesso! Daiane Lopes.

Gymboree Portugal disse...

Caro Bruno,
Iremos caso, esteja de acordo, fazer um link para o seu interessante blog no blog do Gymboree e teremos todo o prazer de que o nosso link esteja no seu blog, repleto de conteúdos relevantes.