Agressividade ou falta de limites?

A sociedade actual exige cada vez mais dos pais: em termos de disponibilidade prestada; dos cuidados necessários; da difícil gestão de situações e problemas; o boom de informação à qual as crianças têm acesso; um regime escolar mais permissivo instalado; entre outros. Desta extrema exigência face à multiplicidade de factores, componentes e intervenientes, é comum os pais depararem-se com dificuldades em lidar com a agressividade dos seus filhos.


Quando um bebé nasce, ele traz na sua "mala de ferramentas" impulsos amorosos, mas também agressivos. A agressividade é fundamental para que a criança aprenda a defender-se e a impor-se no meio em que vive e se desenvolve, para afirmar-se e ensaiar-se enquanto pessoa. Nesta experiência que é o crescer, a criança não sabe controlar essa agressividade, ou seja, não consegue usar de modo adequado esta "ferramenta".

Geralmente, os comportamentos agressivos ocorrem quando a criança se sente frustrada ou quer comunicar que algo não está bem. Com muita frequência, a criança provoca um adulto para que ele possa intervir por ela e controle o seu impulso agressivo, já que ela é pequena e não tem condições de o fazer autonomamente. Nesses momentos, é como se o adulto emprestasse o seu auto-controlo à criança.

O comportamento agressivo infantil resulta, numa perspectiva desenvolvimental, na ausência de estratégias pessoais para organizar respostas melhor adaptadas à necessidade de conforto e segurança que a criança tem diante de situações ansiogénicas. Assim como os pais ajudam uma criança a andar, a falar... também a devem ensinar a controlar a sua agressividade e a aprender a hora e o modo correcto de a exteriorizar.

À medida que cresce, a criança aprende com os adultos que existem diferentes formas de se defender e obter aquilo que deseja. Quando os pais e/ou educadores ensinam que não é necessário tirar aos colegas os brinquedos, mas que é possível pedir para brincar com eles, ou chegar a um entendimento sobre como dividi-los, eles estão a ensinar à criança estratégias sociais que podem substituir condutas agressivas. Se este tipo de estratégia se mostrar eficaz, gradualmente a criança aprende a negociar e, se o ambiente no qual se insere valorizar essa atitude, gradualmente a conduta agressiva passa a ser menos frequente que as restantes estratégias para controlar o ambiente. É por isso que as lutas vão diminuindo de frequência com o seu desenvolvimento.


Para que as crianças apresentem uma forma legítima, natural e saudável de agressividade, é conveniente que os pais sejam tolerantes para com os filhos, aceitando-os e compreendendo-os de forma absoluta, mas justa. Dessa forma, estaremos a contribuir para que a independência e a criatividade sejam traços marcantes no desenvolvimento da criança, privilegiando simultaneamente na relação, a construção, o estabelecimento e a interiorização (compreensão e aceitação) de regras e limites, num exercício contínuo de respeito pelos outros e pela natureza.


A questão das regras e dos limites assume um papel educativo cada vez mais importante, visto verificar-se grande receio, por parte dos pais, em reprimirem, censurarem ou limitarem os seus filhos, fazendo da permissividade uma forma de lhes agradar e compensar possíveis ausências resultantes do ritmo de vida actual, expresso na falta de tempo para estarem e acompanharem os filhos. Porém, tal acarreta o enorme risco de gerar crianças que não conhecem os seus limites, e que não sabem lidar com sentimentos de frustração.

Ou, noutro sentido, crianças sujeitas a uma conduta de risco devido à inconsistência na forma de colocar limites. Tal pode deixar a criança confusa sobre o que pode ou não realizar, e torna difusa a compreensão do que é certo e do que é errado. Também não é raro encontrem-se pais que estimulam a conduta agressiva dos filhos, principalmente dos meninos, para a resolução de conflitos.

Apesar de não existirem receitas ou guiões para lidar com a agressividade duma criança, ficam aqui algumas ideias que podem ajudar no dia-a-dia. São elas:

- É necessário aceitar que, bem doseada, a agressividade é natural e até essencial para a criança poder brincar com os seus sentimentos agressivos, de forma a poder desenvolver a consciência da diferença entre a brincadeira e a verdadeira violência;

- Quando existe uma agressão por parte da criança, importa perguntar o motivo de tal gesto. Mesmo que a criança não responda, ajuda-a a pensar. Posteriormente, fazê-la pedir desculpa à agredida;

- É importante incentivar o diálogo e ser paciente. Muitas vezes, o tom de voz é determinante e diz mais do que as palavras. Procure ouvir a criança;

- O estabelecimento de limites claros é promotor do desenvolvimento da criança. Quando for necessário, dizer não, explicando o motivo da decisão. Não ter receio em impor a autoridade;


- Os adultos, enquanto modelos de referência, devem dar o exemplo e assim, não bater nas crianças;


- Manter a expectativa positiva face à criança e reforçar o comportamento adequado.

Normalmente, a agressividade não expressa "raiva", mas sim sentimentos como a insegurança, a mágoa, entre outros. É necessário ter em atenção o aumento da agressividade de uma criança, procurando compreender as causas por detrás desse comportamento.


"Disciplina é o segundo mais importante presente que os pais podem dar aos filhos. O amor vem em primeiro lugar, mas aprender a dominar sentimentos fortes como a raiva e a desilusão e comportar-se dentro de certos limites vem em segundo lugar."



T. Berry Brazelton

70 comentários:

Anónimo disse...

Ola..Por favor precisava de uma orientaçao profissional,eu tenho uma filha de 3 aninhos tenho uma de 12 tambem.
O problema etsa na mais nova que esta extremamente agressiva..basta eu dizer nao pode ou espere um pouco que ela fica brava as vezes entra num extremo mesmo gritando muito muito mandando que eu saia dali como quem nao quer me ouvir..eu acalmo ela para poder conversar ai ela demora mas aceita..antes ela nao brigava comigo que sou a mae..me respeitava mais..mas de umas semanas pra ca nao sei o que esta acontecendo,hoje memso tive que dar uns petelecos nela contrariando meus principios mas tive que dar umas palmadas..quando ela dormiu hoje a noite chorei muito porque nao sei lidar com isso e nao quero ter que bater sabe acho errado e tambem nao tem funcionado muito nao..ela parece ficar com mais raiva ainda e depois de um tempo ela volta e pede desculpas..mas preciso saber a forma correta de corrigir ela sem perder a a cuca..porque eu acho que se eu tambem me descntrolar deixo isso como exemplo ..ela tambem pode ser agressiva comigo ..as evzes eu dou uma palmada ela retribui..rsss....O QUE EU DEVO FAZER....OBRIGADA ..ROBERTA
perdao pela falta de pontuaçao correta mas meu teclado esta com problemas..deixarei meu e-mail para voce assim que puder e se nao for pedir muito me desse uma luz.

Férias e voos baratos disse...

Não se pode dizer que exista um manual de instruções sobre os procedimentos a realizar nestas situações. O que pode ajudar é saber que esse comportamento da sua filha é perfeitamente natural, especialmente nessa faixa etária, em que se verifica um incremento da agressividade, mas caracterizada igualmente pela falta de estratégias por parte da criança para lidar com esses sentimentos.

Em primeiro lugar, recomendaria sempre firmeza, e constância na forma como impõe os limites. As crianças precisam de regras e disciplina (sempre dadas com amor), e frequentemente, comportamentos como os que mencionou, revelam um pedido inconsciente da criança para que lhe limite esses sentimentos agressivos. Por isso, não recue nos seus limites. Seja firme mas, para tal, evite sempre responder com comportamentos agressivos. Antes de mais, os pais são os modelos de funcionamento para a criança, e ela procura nos mesmos formas de actuar e aprende com os exemplos. O gritar e bater, por parte dos pais, revela um descontrolo, e não é o exemplo que se quer dar à criança sobre a forma de lidar com as dificuldades. Seja firme, mas mantenha sempre a calma e uma postura descontraída.

Quando a criança está “descontrolada”, poderá não ser o melhor momento para a “educar”. Salvaguardando que as devidas condições de segurança para a criança estão presentes, a maioria das birras terminará quando deixarem de ter assistência. Quando a criança conseguir acalmar-se por si, felicite-a por isso, e então tal será uma óptima oportunidade de ajudar a sua filha, através do diálogo, a procurar estratégias para lidar com o assunto que causou o comportamento agressivo. Procure saber o que lhe causou essa zanga. Mesmo que a criança não consiga verbalizar, ao menos pensará sobre o assunto, e tal já é um passo em frente.

Recomendaria igualmente a leitura do artigo Como lidar com as birras: http://aconversacompais.blogspot.com/2008/04/como-lidar-com-as-birras.html, poderá ter algumas ideias que a ajudem.

Para finalizar, aceite o comportamento da sua filha como natural. Nessa faixa etária, existe sempre um incremento dos sentimentos de agressividade, e a criança precisa de ajuda para os compreender. Caso não se verifique qualquer situação que tenha causado um incremento da ansiedade na criança, não existem razões para alarme. Agora, com firmeza, amor e paciência, procure ajudar, através do diálogo e do exemplo, a sua filha a encontrar estratégias que lhe permitam lidar de forma mais eficaz com os seus sentimentos. É uma tarefa que se apresenta como um desafio mas, após ser ultrapassada, verá que promoveu muito o desenvolvimento emocional da sua filha.

Fernanda Costa disse...

Olá, meu nome é Fernanda e tenho 2 filhos: Frederico com 5 anos e Lina Maria com 3 anos.
O primeiro muito amoroso tem apresentado a cerca de 20 dias comportamento de retrocesso educacional, falando como bebê e tendo atitudes mais infantis do que estou acostumada, fazendo birras choros desnecessários, fazendo xixi na cama e nao aceitando limites.
A segunda, tem estado cada dia mais briguenta, intolerante e agressiva, principalmente com o irmão com atitudes violentas e rudes. chegando amachucá-lo fisicamente e este com receio somente chora e chama o adulto mais proximo.
Converso muito com meus filhos, sou contra violencia e não bato. Tive esta experiencia quando pequena e não quero repetí-las com minha prole.
Coloco-os na disciplina por 1 minuto por idade, para pensarem no que fizeram e se a atitude se repete somo a perda de um objeto que gostam.
Não sei se estou no caminho certo e gostaria de uma luz de como agir para que não sofram com repressão, mas também não venhamos a sofrer na adolescencia.
SE puder por favor me ajude.
fernandacosta@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá... preciso de orientação também... é meio longa a história, mas se alguém tiver paciência...

Tenho um aluno de seis anos..Ele não aceita ser contrariado, um simples "não" ou um pedido para que espere um pouco para ser atendido vira o estopim de uma série de atitudes provocadoras. A mais frequente é tirar materiais das mãos de quem está próximo e arremessar. Se o chamo a atenção, corre pela sala e vai bater e chutar os colegas, e justifica sua atitude com : "não me deixam ajudar"! Ou então “eu queria uma coisa, e não me deram”, frases desse tipo.
Já fiquei a sós com ele várias vezes, tentei falar com carinho, expondo a inadequação de seu comportamento com linguagem simples, mas ele parece não compreender. Desconfio que haja algo mais além de falta de limites. Tudo o que se fala entra por um ouvido e sai pelo outro, é como se nada tivesse sido dito.
Até pouco tempo atrás, ele aceitava ajuda, eu preparava atividades paralelas, diferenciadas. Sentava ao lado dele e com calma ele ia fazendo. Às vezes relutava em concluir, dizia que não sabia, mas logo finalizava.
Porém, de três semanas para cá está sendo quase impossível trabalhar em sala de aula! Ele não quer mais fazer nada, procuro coisas interessantes, mas o que trago prende por pouco tempo a atenção. Fica irritado quando vou atender outra criança, mas ao mesmo tempo recusa minha ajuda, grita quando quero ensinar algo. Tem obsessão por recortar e colar, mas até mesmo esse tipo de atividade ele tem deixado inacabado. Mexe nos materiais dos outros, mesmo que eu explique que nem tudo pode ser na hora que quer, ou como quer. A muito custo aprendeu a pedir “com licença” e “por favor” Grita muito cada vez que intervenho, diz que não mando nele, me manda calar a boca. Quando questiono suas atitudes, responde com evasivas (por exemplo, “olhe, tem um risco na parede”) ou com absurdos, como por exemplo frases comuns em programas de televisão. Ou simplesmente ri. Esses dias atrás tentou cuspir enquanto falava com ele.
Quando está sozinho comigo ou outra professora, é sossegado, abraça, tenta fazer o que se pede.
Nas aulas de Educação Física, é mais calmo e interage bem com as outras crianças.
Já tentei realizar atividades diferentes envolvendo a turma, como por exemplo jogos em que é necessário movimento, dinâmicas, brincadeiras pedagógicas. Ele participa bem, mas por pouco tempo, logo à mínima contrariedade volta todo o comportamento desafiador.
A psicóloga voltará brevemente à escola para ver como é seu comportamento dentro da sala de aula, mas preciso fazer algo que funcione até lá,pois outros alunos da sala tem diminuído seu rendimento com essa situação.
Detesto a sensação de que não estou sendo boa profissional, logo eu que sempre me dediquei. Sinto-me paralisada, até tempos atrás tinha ideias criativas para amenizar situações parecidas com essa, mas nunca tive um caso assim. Tenho apoio da direção da escola e da Semed, mas continuo me sentindo mal.Preciso de uma luz. Sempre procurei colocar as regras e limites de forma clara, sem gritar, mas parece que nada funciona.

Anónimo disse...

olá ,estou precisando de uma orientação profissional,tenho um filho de 8 anos e uma de 14 e estou tento muito problemas com a agressividade da mais velha,não tem vaidade e se veste muito largada e tira fotos parecendo emo é muito bagunçada com os objetos dela e não tem cuidado com o dos outros.Meu marido vive muito ausente na educação dos filhos e qdo vai interferir em alguma coisa só faz tudo errado,grita pate chama palavrões e etc... como devo resolver esse problema?

daniele disse...

Ola, meu filho tem 09 anos e não aceita quando todos fal não para ele. porem ele não gosta de ser contrariado e chamar a atenção na frente de ninguem, o professor reclama muito para mim, e as tias da escola diz que ele tira sarro com a cara delas.
como devo lidar com isto?

disse...

Boa Boite, por favor gostaria que me ajudassem ,pois tenho uma filha de 1 ano e 2 meses e de alguns dias pra cá ela está extremamente agressiva, dá tapas , unhadas, puxa cabelo, mordidas . Explico pra ela que não pode fazer isso, mas ela continua principalmente se tem alguem perto conversando. Não sei como agir , como já disse procuro conversar mas não sei sel ela está entendendo . O que mais me incomoda são os comentários de terceiros diante das atitudes agressivas dela.........

Por favor me respondam,,,,,,,,

Maristela disse...

Olá! Preciso de uma orientação, pois não sei como agir com um sobrinho de 6 anos que não consegue dividir o espaço com outro sobrinho de 4 anos. Quando os dois "tentam" brincar juntos, o mais novo sempre sai agredido. Minha preocupação fica maior ainda quando a mãe do que agride, algumas vezes repreende com agressão, noutras finge que não vê. A situação dos pais é envolta de muito conflito e reflete nas atitudes dele. então, enquanto tia quero ajudar, mas não sei como. Desde já, agradeço. Maristela

lopes disse...

olá sou professora de crianças de 2anos quero orientação tenho uma criança que não era para esta na creche pois onde eu trb só recebemos criança de 2 e4anos e o mesmo esta muito agressivo e chama palavroes horrivel e ele chega ate me bater não só eu como os colegas eu conversei com os pais não tive apoio só que me responderam que o mesmo puxou para o genio dele

lopes disse...

como devo trabalhar agressividade com crianças de 2anos

Anónimo disse...

olá, meu nome é Roberta, tenho um filho de 1 ano e meio, ele foi criado somente comigo dentro do apartamento,era meigo, calmo, tranquilo, nunca fez pirraça ou foi agressivo, a partir de 1 ano e 2 meses, ele foi para creche em horário integral e ficou lá por dois meses, saiu porque vinha com vários hematomas, mordidas e beliscões, nesse periodo final de dezembro para cá, ele vêm se mostrando agressivo, bate em mim e em outras pessoas, morde, puxa cabelo, se morde, faz pirraça e quer atenção integral, mudei ele de creche e está sendo complicado a sua convivência com as outras crianças e com as professoras.
Já tentei conversar com vários pediatras para ver se alguém me ajuda, me diz o que fazer, pois já perdi o controle, poderia me ajudar, indicar um pediatra, psiquiatra, sei lá, alguém que me ajude, por favor!!!
e-mail:santana.rt@gmail.com

Adriana Cinthia disse...

Ola Bruno,gostei muito do sua matéria sobre a agressividade e falta de limites.Me ajudou muito.Obrigada e parabéns pelo blog.

ALESSANDRA GONÇALVES disse...

meu filho tem 5 anos, es estou passando por momentos muito dificeis com ele.principalemnte na escola. ele jgou água no amiguinho, rasgou os trabalhinho dos colegas , e chutou a professora, quando ela tentava coloca-lo de castigo. não me respeita. eu tenho que pegar o chinelo. não sei mais oque fazer....todos os dias chego no colegio, e tenho reclamações. de um modo geral, ele é carinho e gentil. mais tem um genio forte. e não aceita o não como resposta. o castigo não adianta. Amigo, estou desesperada. eu trabalho, então ele fica no colegio o dia todo.

alessandra disse...

olá bruno!! preciso muito de sua ajuda! tenho uma filha de 2anos e 10meses, ela sempre foi muito nervosa mas, aos poucos esta aprendendo a me respeitar o problema q ela so me obedece quando estamos a sós, se tiver qualquer pessoa com a gente, ate mesmo quando saio com ela na rua ela transforma, não me ouve e fica muito agressiva, grita muito e ate me bati. falo q vou por de castigo quando chegarmos em casa mais não adianta. ai quando coloco ela no carro p irmos embora ela já começa a pedir desculpa pedi p não ficar de castigo q nao vai mais fazer isso,mas todo dia é a mesma coisa. eu não sei o q fazer!! ja nem saio mais de casa pq fico com muita vergonha.
Ela fica tranquila o dia inteiro comigo,mas quando o pai, ou outra pessoa qualquer chega ela bati em mim e no pai;joga comida no chão,grita, faz tudo q ela sabe q esta errado.
Não deixa eu falar ao telefone, me morde, bati,chora,grita. ai depois q desligo pedi desculpas e diz q não vai mai fazer isso.
por favor me ajude não sei mais o que fazer; sei q estou falhando em algo, mas não sei em que.

sandra disse...

Sandra Mara
Fiquei muito feliz quando encontrei este blog, pois tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, ela sempre foi agitada, mas ultimamente a agressividade esta extrapolando. sempre encontramos textos falando sobre os perfis e consequencias, mas o que realmente devemos fazer, não tem.Ultimamente ela começa a gritar e não tem cristo que faça parar, quem escuta acha que eu estou matando a menina.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tenho um filho de 3 anos e 4 meses, ele apresenta um comportamente desafiador, sempre retrucando á tudo que eu falo. Recentemente ouve a separação entre eu e seu pai e atualmente quando o deixo pensando ou reprimo de alguma forma ele chega a dizer que vai pra casa do pai dele, mostra lingua, diz que não vai mais ser meu amigo. o comportamente agressivo já vem de antes porém tem se agravado com o passar do tempo. Como devo preceder?

Vanessa disse...

Olá Dr. Bruno, gostaria de uma orientação pois, eu tenho 30 anos e um filho de 10 anos e ele é muito agressivo comigo, principalmente quando tento estabelecer limites ocorre um grande atrito entre nós dois. Gostaria de saber como devo agir pois não estou conseguindo lidar com as atitudes dele comigo? Atenciosamente, Vanessa.

Anónimo disse...

Bom dia!
Sou separada há 6 anos e tenho um casal de filhos.Mas meu menino de 14 anos,anda muito agressivo... Principalmente quando volta da casa do pai.Perdeu todas as médias na escola e fica fechado no quarto toda a tarde.Ontem até me agredir e a irmã fisicamente ele o fez.Como posso ajudá-lo? Preciso de ajuda!
Obrigada,
Tereza

Anónimo disse...

Olá... Estou enfrentando uma situação bem complicada com meu filho de 8 anos, pois ele está agressivo e sempre "bate de frente" comigo. Sempre que coloco regras, imponho limites fica pior, ele não gosta de ser contrariado e fala coisas para chocar.Gostaria de uma orientação, sei que ele está pedindo ajuda, mas parece que não quer ser ajudado!

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa, é reconfortante para nós pais que temos filhos com este tipo de necessidade, poder buscar socorro ou orientação como preferirem em algum lugar, tenho um filho de 3 anos, que quando contrariado, fica transtornado não importando onde esteja, ele quer morder, chutar, bater, puxar o cabelo, na creche onde ele estuda, passamos grande constrangimento pois o mesmo morde as outras crianças, já usamos de todos os mecanismos possíveis para evitarmos essa situação, posso lhe garantir que falta de amor e atenção não é, pois o mesmo apareceu depois de 21 anos da minha outra filha. Grata pela atenção, por favor como posso ajudar meu filho!!!Tenho muito medo pelo futuro dele.

Heliana disse...

Boa tarde. Gostaria de uma orientação. Tenho um filho de 6 anos que está muito agressivo. Não aceita não, quer jogar o que tiver pela frente, rasgar, bater nas coisas, chutar, e fica como se fosse esbravejando, fazendo barulhos bem feios, como se fosse explodir de raiva. Ele é muito inteligente, é um dos melhores da turma. É viciado em televisão. acho que por ele ser muito sozinho, diz que brincar sozinho é chato e pede para assistir desenho. A verdade é que eu permito ele assistir muito. E já me disseram que essa violência e desobediência dele vem dos desenhos que ele assiste. Não sei mais o que fazer. tenho medo de estar educando errado. Trabalho fora, ele passa a manha na escola e a tarde fica comigo. Mas para eu poder fazer as tarefas domesticas acabo por deixar ele assistindo ou jogando video game. Queria muito educá-lo direito. Eu choro muito de tristeza quando ele fica assim. coloco ele de castigo, mas dificilmente bato. Já dei mais palmadas antes e mudei meu pensamento. Outro detalhe: sou divorciada do pai dele desde que ele tinha 3 anos. e me casei novamente. Ele tem contato como pai sempre. fica a cada 15 dias com ele no fim de semana inteiro. E em geral se dá bem com meu marido. Mas diz que tem muita raiva por que meu marido obriga ele a comer todo. O que eu faço? eu o amo demais. Não quero que ele seja um adolescente mais dificil ainda. Obrigada

Unknown disse...

Olá! Preciso de orientação. Tenho um filho de 2 anos e 4 meses que de três meses pra cá ele que falava pouco agora está falando muitas palavras,mas nada ainda como deveria como frases curtas. Ele ama caminhar,mas gosta muito e o problema é que quando paro p falar com alguém ele fica me puxando pelo braço e chorando meio que irritado o tempo todo e eu mal consigo me concentrar no q o outro está falando,isso me deixa sem jeito. Em casa,só mama se eu segurar a mamadeira,só bebe água ou suco se eu der e biscoito tb,só come se eu der na mão,o problema é que ele fazia tudo isso sozinho e qdo completou 2 anos ñ quis fazer mais sozinho. Já. deixei em cima da mesa e falei q iria ficar com fome se ele ñ pegasse,chorou,chorou,mas ñ pegou,será q ele me entende qdo explico p ele ?pq ele parece n entender,só chora ou grita na hora.

Unknown disse...

Boa Noite.

Moro num condominio onde tem um menino de 6 anos hiper agressivo,e tenho um filho de 5 anos e passo por varios contratempo com esse menino de 6 anos agredindo meu filho.Preciso saber se tem alguma forma da lei para que eu possa entrar em defesa do meu filho?

Anónimo disse...

Meu filho tem 9 anos,e está muito agressivo comigo e também na escola,a professora conversa comigo sempre,eu tiro as coisas que ele gosta computador,tv e outros, mas ele não consegue controlar sua raiva e acaba falando coisas horríveis tanto na escola quanto em casa a professora chega a chorar,desde de bebe era muito chorão e nervoso,não sei como agir com ele.

Unknown disse...

Olá! Cliquei neste link, mas não é exatamente este meu problema...
Tenho um sério problema com a agressividade do PAI! Meu marido só sabe gritar e bater, quando era com o mais velho (5a.)eu já não concordava com este método, que só os afastou visívelmente; mas com o bebê?!!! Fico horrorizada! Ele só tem 1 ano e meio, não entende o que está fazendo nem o que lhe pedimos, não pode sair fazendo o certo de cara! Minha terapeuta disse que pelo que eu relato o perfil dele parece de alguém PSICÓTICO... Fiquei muito nervosa na hora, porque já sou meio "neurótica" quanto à segurança dos meus filhos.. Pode imaginar meu pânico!! Eu preciso saber como faço pra ele ir procurar ajuda, sendo que eu não tenho vez nem voz!!! Ele é o dono da verdade, precisa humilhar, gritar, e coagir pra se sentir superior!!!

Se não puder me ajudar, e puder me indicar alguém que possa...

Aguardo contato angiely.prux@yahoo.com.br

Muito Obrigada!

Unknown disse...

Olá! Cliquei neste link, mas não é exatamente este meu problema...
Tenho um sério problema com a agressividade do PAI! Meu marido só sabe gritar e bater, quando era com o mais velho (5a.)eu já não concordava com este método, que só os afastou visívelmente; mas com o bebê?!!! Fico horrorizada! Ele só tem 1 ano e meio, não entende o que está fazendo nem o que lhe pedimos, não pode sair fazendo o certo de cara! Minha terapeuta disse que pelo que eu relato o perfil dele parece de alguém PSICÓTICO... Fiquei muito nervosa na hora, porque já sou meio "neurótica" quanto à segurança dos meus filhos.. Pode imaginar meu pânico!! Eu preciso saber como faço pra ele ir procurar ajuda, sendo que eu não tenho vez nem voz!!! Ele é o dono da verdade, precisa humilhar, gritar, e coagir pra se sentir superior!!!

Se não puder me ajudar, e puder me indicar alguém que possa...

Aguardo contato angiely.prux@yahoo.com.br

Muito Obrigada!

Anónimo disse...

Ola, gostaria de uma orientaçao.
Tenho um filho de 14 anos ele é muito rebelde,ninguem pode dizer nada com ele que ele ja responde
com palavroes e gritando,só falta bater na gente.
Ha mais ou menos um ano que ele anda com mas amizades.
Ja marquei com a psicologa mas ele nao quer acordo.
E agora so quer viver na rua,para dormir tenho que ir busca-lo na rua 11,12 horas da noite.
Ja chamei o conselho tutelar mas de nada adiantou,as coisas ficaram pior ja chegou ate ao conhecimento da justiça.
Ah e tem mais um problema,ele é muito valente anda tomando as brigas dos colegas na rua e o povo vai prestar queixa na delegacia.
Por favor me dê uma luz.

Kerolyn da Rosa disse...

Boa tarde!
Tenho uma filha de 2 anos e 2 meses, ela tem tido um comportamento mto agressivo, morde do nada, morde quando escuta um não, estou tendo problemas na escolinha, pois os pais estão tratando ela como se fosse um pit bull, queria poder entender melhor oq esta acontecendo, nem na escola ela quer mais ir, e qnd fica é os berros, sinto que tem um pouco de falta de amor e atenção na escola, as professoras até isolaram ela pra não ter mais problemas com as mordidas, mas na primeiro oportunidade ela morde, estou pensando em procurar um especialista fora da escola, seria o correto? Será que ela tem algum problema?

Kerolyn da Rosa disse...

Tenho uma filha de 2 anos e 2 meses, ela tem tido um comportamento mto agressivo, morde do nada, morde quando escuta um não, estou tendo problemas na escolinha, pois os pais estão tratando ela como se fosse um pit bull, queria poder entender melhor oq esta acontecendo, nem na escola ela quer mais ir, e qnd fica é os berros, sinto que tem um pouco de falta de amor e atenção na escola, as professoras até isolaram ela pra não ter mais problemas com as mordidas, mas na primeiro oportunidade ela morde, estou pensando em procurar um especialista fora da escola, seria o correto? Será que ela tem algum problema?

Nilvanha disse...

Sou professora ,quero saber como posso lidar com uma criança de 04 anos ,que passa por problemas em casa,como pai agride a mãe na frente dele,então em sala de aula devo ficar sempre o observando,pois o mesmo toma o brinquedo dos colegas,bate e chama palavrão,só que quando chama sua atenção,ele vai rapidinho pedir desculpas ao colega,passa algum tempo,ele faz algo novamente,então falo para ele que por conta do que fez não vai assistir na sala de video com o restante da turma ou ai ficar sem brincar na hora do intervalo,e se tomo atitude de colocá-lo em uma cadeira separado dos colegas ele me agride e chama palavrão ,peço por favor que me envie uma resposta se tem algo que possa fazer,pois eu estou tentando,por que apesar de tudo gosto muito dele,o motivo é em sala de aula não podemos deixar que um coleguinha bata em outro.obrigado pela atenção,boa tarde....

Jelce disse...

Boa tarde Dr.Bruno.
Tenho uma filha de 1 ano e seis meses.Ela é muito inteligente.Presta muita atenção em tudo ao seu redor e depois tentar fazer sozinha,adora dançar r cantar.É muito carinhosa comigo me abraça e me beija o tempo todo,o problema é que quando ela está com alguém e se eu chagr da rua ela começa a tratar a pessoa que estava cuidando dela com agressividade,como se tivesse medo da pessoa tira-la de mim.Sendo que eu explico pra ela que ela não pode ser agressiva com as pessoas dessa maneira,mais não adianta,outra coisa quando vamos a igreja normalmente ela quer ficar andando de um lado para o outro e quando cansa não quer sentar e nem ficar no colo abre o berreiro e somos obrigados a ir embora pra casa.O que devo fazer?!
jelcenunes@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite!! Meu filho tem 09 anos e foi a uma festa na última sexta e se sentiu humilhado por um colega. Ele adora vídeo game e o colega humilhou ele porque o acusou de não deixar os outros colegas jogarem. Acredito que ele realmente não respeitou as vezes de jogar, mas a situação dele se sentir humilhado, não sei como melhorar sua estima. Ele afirma o tempo todo que respeitou os momentos de deixar os colegas também jogarem.

Obrigada.

Anónimo disse...

Ola bom Dia..
Bom gostaria de uma orientação, meu filho tem 3 anos recentemente mudou para são paulo em uma creche publica;
Mas estou muito chateada pois todos os dias quando vou busca ele na escola e a professora reclama dele,aparentemente eu acho ele uma criança imperativa, mais muito amorosa. mas sofro de mais com a reclamação da parte das professoras, tem dias que elas chega a falar que não sabe mais oque fazer com ele. estou muito triste e não sei o que faço elas deixam ele de castigo constantemente, falando que ele empurrou um amigo, ou bateu em um amigo tudo que acontece durante o dia,por favor o que posso fazer ???

Anónimo disse...

Ola bom Dia..
Bom gostaria de uma orientação, meu filho tem 3 anos recentemente mudou para são paulo em uma creche publica;
Mas estou muito chateada pois todos os dias quando vou busca ele na escola e a professora reclama dele,aparentemente eu acho ele uma criança imperativa, mais muito amorosa. mas sofro de mais com a reclamação da parte das professoras, tem dias que elas chega a falar que não sabe mais oque fazer com ele. estou muito triste e não sei o que faço elas deixam ele de castigo constantemente, falando que ele empurrou um amigo, ou bateu em um amigo tudo que acontece durante o dia,por favor o que posso fazer ???

Anónimo disse...

Boa noite doutor bruno...
tenho um filho de 4 anos que está me dando muita dor de cabeça tanto na escolinha como em casa ,ele é muito agressivo na escola com os coleguinhas morde,bate arranha quando a professora chama a atenção dele ele finge nem ouvir ,quando eles empõe ordens para ele ele sempre usa a palavra (Não) tentei encaixar ele para tratamento com uma psicologa mas onde moro é muito dificil ter vagas por favor me ajude ,trabalho tem dias que tenho que sair do serviço para ir buscar ele na escola porque ele não tem limites quando a sala de aula ta em ordem ele faz questão de fazer tulmulto se ele vai para a escola a semana inteira quase todo dia tenho que ir busca-lo.meu muito obgado pela atenção aguardo retorno...

Unknown disse...

Olá!Gostei muito da sua colocação mais qual posição um educador pode tomar em relação a um aluno filho de pais com envolvimento no tráfico de drogas muito violentos?
A criança é super agressiva,sem qualquer tipo de respeito pelos colegas e professor.
Já tentei algumas maneiras mais não resolveu muita coisa,por favor me ajude! Agradeço!

Anónimo disse...

Oi... Hoje teve uma festinha dos filhos do primo da minha mãe... Eu disse que não iria, mas qualquer coisa na hora decidia... Ai meu primo veio aqui e perguntou se poderia pegar carona com meus pais... Nós tínhamos acabado de brigar, ele com as brincadeiras dele... Ai minha mãe perguntou se eu iria, e eu disse: Na hora eu vejo (pois acho que eles são meus pais, e sempre tem que haver um lugar para mim... Alem de que encrenco, e com raiva do meu primo mais ainda)...
Na hora de ir, pensei que minha mãe tinha chamado meu primo, mas ela não tinha... Ai disse: o sobrinhozinho da senhora, ele vai.
Ai ela disse que não
Eu disse que não iria...
Meu pai revoltado com o dedo na minha cara (odeio isto) disse que da próxima vez, ele que diria se eu iria ou não... Quando é a familinha dele ele espera, ainda espera que vejam se vai ou não e nem se importa...
Ai eu disse: Para outras pessoas o senhor deixa o lugar reservado... Menos para mim
Ele: Pois as outras pessoas merecem e você não...
Desde pequena ele: se eu fizer algo contra a família dele (por exemplo falar mal) ele se irrita, me batia... Ele quando eu era pequena dizia que tudo que era meu era também da filha da irmã dele... e quando a familia dele, por exemplo uma bicicleta eu pedia para andar, era da minha prima... ai diziam que não para não quebrar, ele heheheh você não tem a sua, use a sua... só que quando não deixava minha prima pegar certas coisas minhas dizia pa4a eu dividir

Paulo disse...

Boa noite,

Este é, mais que um pedido de apoio, um pedido desesperado para encontrar solução para o nosso problema.
Somos, ou éramos uma família de sete, ou seja 5 filhos (20, 16, 11, 7 e 2,5 anos), os meus os teus e a nossa. Este caso é tão peculiar que os EX's juntaram-se para destruir o novo lar e têm conseguido usando os próprios filhos, não só pelo que fazem mas pela nossa incapacidade de impedir que o façam.
Neste momento estamos reduzidos a 3, os dois mais velhos foram aliciados por dinheiro, o de 11 está com a mãe e connosco resta-nos o mais novo da minha esposa e a nossa com 2,5 anos.
O problema é que à semelhança do que aconteceu com o mais velho dela, que sempre aceitou e desejou a relação da mãe comigo, a partir do momento em que não pode fazer tudo o que queria, a mãe tinha que repartir a atenção com o seu de 5 e o novo membro da família que chegava, começou a chantagear a mãe até que foi para o pai e há mais de 8 meses não lhe liga sequer.
O de 7,5 que é um miúdo adorável, cresceu nesta escola e hoje está exactamente com a mesma tendência, ainda por cima incentivado pelo Pai, esta muito teimoso, tem o síndroma de défice de atenção, se não é toda para ele cria conflitos para que tenha toda a atenção da mãe, já utiliza expressões "se não me dás isto vou viver com o Pai" "se não me deixares fazer aquilo, vou dizer ao pai que...". Etc., etc
Resumindo mistura-se aqui o pânico de uma mãe perder o filho com a necessidade de o deixar fazer tudo, de não saber dizer "não", de não querer ver para não ter que intervir, o que está nitidamente a destruí-la pois a nossa relação, essa já está destruída.
Este apelo não é para salvar a relação mas para a salvá-la a ela de perder também o filho de 7 anos, facto de que eu acredito se dever apenas a ela não saber dizer "não" e confundir o "não" com falta de amor ou que o filho poderá deixar de gostar dela.
Em suma precisava que ela, e não o filho, tivesse uma terapia para mães que não sabem dizer "não" aos filhos.

Obrigado

Anónimo disse...

Meu filho tem 6 anos e é agressivo bate em mim. Na professora da escola soy chamada na escola toda hora.ele enfrenta e bate em qualquer um....eu e o pai não sabemos mais o quw fazer...somos firmes com ele dizemos não. .tiramos o que gosta..conversamos com ele...mais a agressividade não para..geralmente é quandi digo não. .na escola ta pior sai jogando todos os lápis pro alto...grita bate .inclusive na professora

Unknown disse...

minha filha é muito ajitada, e ela ñ me respeita nos lugares,meche em tudo,me faz muita vergonha.oq devo fazer.

Anónimo disse...

OLÁ MEU NOME É RENATA E TENHO DOIS FILHOS A MAIS VELHA SE CHAMA RAFAELLA E TEM 7 ANOS, ELA É UMA CRIANÇA DOCE E BEM EDUCADA PORÉM MECHE EM TUDO DESPERDIÇA TUDO QUE ENCONTRAR PELA FRENTE MECHE ONDE NÃO PODE MESMO, QUANDO AGENTE CHAMA ATENÇÃO CHORA E TENTA SE ESQUIVAR SAINDO EM DIREÇÃO A SEU QUARTO, NA ESCOLA TEM UM BAIXO DESENVOLVIMENTO E AS PROFESSORAS ACHAM ELA BEM INFANTIL PARA A IDADE!!! O MEU OUTRO FILHO TEM 2 ANINHOS ELE TAMBÉM É BEM CARINHOSO E MUITO ESPERTO SÓ QUE SE REVOLTA SEMPRE QUE CONTRARIADO ENFRENTA TODOS E POR FIM SE MACHUCA ALGUÉM NEM INDO PARA O CANTINHO DA DISCIPLINA PEDE DESCUPAS...
ESTOU MEIO SEM CHÃO MEUS FILHOS PODEM SER DOENTES OU É SIMPLESMENTE COISA DE CRIANÇA BIRRENTA. VC ME ACONCELHARIA A FAZER UM TRATAMENTO COM UM PISICÓLOGO?
DESDE JA AGRADEÇO PELA AJUDAR.
MEU EMAIL:CANTICODOCANTICO@GMAIL.COM

Anónimo disse...

OLÁ MEU NOME É RENATA E TENHO DOIS FILHOS A MAIS VELHA SE CHAMA RAFAELLA E TEM 7 ANOS, ELA É UMA CRIANÇA DOCE E BEM EDUCADA PORÉM MECHE EM TUDO DESPERDIÇA TUDO QUE ENCONTRAR PELA FRENTE MECHE ONDE NÃO PODE MESMO, QUANDO AGENTE CHAMA ATENÇÃO CHORA E TENTA SE ESQUIVAR SAINDO EM DIREÇÃO A SEU QUARTO, NA ESCOLA TEM UM BAIXO DESENVOLVIMENTO E AS PROFESSORAS ACHAM ELA BEM INFANTIL PARA A IDADE!!! O MEU OUTRO FILHO TEM 2 ANINHOS ELE TAMBÉM É BEM CARINHOSO E MUITO ESPERTO SÓ QUE SE REVOLTA SEMPRE QUE CONTRARIADO ENFRENTA TODOS E POR FIM SE MACHUCA ALGUÉM NEM INDO PARA O CANTINHO DA DISCIPLINA PEDE DESCUPAS...
ESTOU MEIO SEM CHÃO MEUS FILHOS PODEM SER DOENTES OU É SIMPLESMENTE COISA DE CRIANÇA BIRRENTA. VC ME ACONCELHARIA A FAZER UM TRATAMENTO COM UM PISICÓLOGO?
DESDE JA AGRADEÇO PELA AJUDAR.
MEU EMAIL:CANTICODOCANTICO@GMAIL.COM

Anónimo disse...

Olá por favor, eu preciso mesmo de ajuda, eu tenho um irmão de 8 anos que é muito agressivo, desde muito novo os meus pais o deixavam fazer tudo e ele nunca teve muitos limites, agora com esta idade faz birras por tudo e por nada, deita as coisas ao chão tudo o que lhe aparecer á frente, bate-me dá me pontapés e murros mas com muita força, mesmo com a intenção de magoar, ele odeia que o contrariem e o caso mais comum é não gostar que ninguém toque no comando da televisão, ele gosta de o ter sempre na mão, ele também grita muito alto e têm acessos de raiva, já não sei o que fazer estou desesperada.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho um filho com Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e fiz um site onde conto meu dia a dia com ele. Além disse tem entrevistas, artigos, matérias, etc. A intenção é ajudar outros pais, trocar experiência. Peço que ajude a divulgá-lo:
www.trantornos.org
facebook: https://www.facebook.com/transtornodesafiadoropositivo?ref=hl

Obrigada,

Sandra R. Pereira
São José do Rio Preto - SP

Anónimo disse...

Olá tenho um filho de 07 anos,sempre foi uma criança agitada,difícil de aceitar certas regras,na creche sempre fui chamada atenção que ele agredia os amiguinhos, quase não parava quieto nas refeições, articulava os braços e tinha um tic de cutuca em alguém, agora com passar do tempo, ele ja esta no 1º aninho e a escola não tem professora psicopedagoga, a Professora tem me chamado atenção que ele não presta muito atenção e demora para copiar do quadro, quase não fica sentado por muito tempo na cadeira. tenho me preocupado bastante a quem pedir ajuda na o meio da saúde, medicos ou ate mesmo psicólogo infantil.

Anónimo disse...

LI os comentários e criei coragem para pedir orientação tambem, tenho um filho de 09 anos e um de 02. Mas o menino de 09 anos anda muito rebelde td que eu falo com ele,ele retruca ou finge que não ouviu . Não aceita limites quer ficar só na tv ou no computador.Chega a falar que eu não mando, quando percebo já estou discutindo com ele, e acaba me tirando do sério e acabo dando umas palmadas ele. Ele fala que eu só gosto do mais novo. Como lidar com essa fase dele.
Aguardo uma orientação
kequeala3@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá!Tenho um filho de 5 anos e ele está a cada dia mais agressivo. De primeiro era só comigo a agressividade, além de xingamentos também me dava chutes e socos onde alcançava.Agora também está agressivo com o pai. A pior coisa que aconteceu até agora foi o dia que ele tinha atendimento com a fonoaudióloga e não queria ir, então deu o maior show no consultório, batia tanto em mim como no pai dele, sobrou até para as paredes.Ficamos tão constrangidos quanto a fono, que no fim remarcou o atendimento.
Chegando em casa meu esposo estava a ponto de dar uma surra nele, mas decidimos tirar tudo que ele gosta: tv, desenhos de herois, jogos e tudo que pode influênciar no mau comportamento dele.

Unknown disse...

Olá, Boa tarde. Tenho dois filhos um tem 5 anos e o outro 4 anos. eles brigam constate por besteiras, como, um diz para o outro você não tem um hotwhells e o outro diz eu tenho, e começa a discussão. O de 5 anos gosta muito de tecnologia, e quando está jogando ou assistindo algo é calmo e paciente, porém quando está fora deste ambiente e muito agitado, as vezes implicante, teimoso, não faz os exercicios, rasga o dos coleguinhas, não deixa ninguem sentar ao lado dele que fica implicando. e a professora disse que devo procurar uma ajuda para estudarem o caso dele. por isso estou lhe escrevendo. e quanto ao de 4 anos tudo que falamos a ele responde e diz que não, que vai desobedecer que vai bater, e quando vou corrigi-lo fica comportado mais depois outro falar ele desobedece novamente. Eu passo o dia no trabalho, então a noite que vou conversar com eles e fazer a tarefa. eles passam o dia com o pai e os avos, e quando o pai repreende aavó sempre entra e toma dores pelo neto, eu não sei se isso está correto, pois aviso que eles tem limites e que devem ser obedecidos, mais eles as vezes não deixam e se queixam depois da situação. me ajudem no que devo fazer.

e-mail: greicy.hellen@hotmail.com

linda disse...

EU SOU Dora Sandy eu quero dar graças e eu vou sempre dar graças a drokojie que trouxe de volta o meu marido divórcio que me deixou para seis anos dentro de 48 horas, eu já disse sobre esta última semana, mas eu prometi para sempre informar as pessoas sobre isso todo fim de semana de modo que aqueles que não li sobre isso na semana passada vai ler sobre isso esta semana, eu tenho procurado como engravidar e como obter o meu marido divórcio voltar para minha vida porque eu o amo com todo o meu coração, eu não poderia substituí-lo com qualquer corpo, um dia eu estava assistindo a minha televisão quando vi uma senhora dando graças ao padre ina e dizer ao mundo como ele a ajudou Fiquei tão chocada que eu não podia acreditar, porque eu nunca ensinou que existem poderes que pode trazer de volta o casamento perdido, então foi assim que eu decidi entrar em contato com ele também, porque eu realmente preciso do meu marido de volta o divórcio, quando eu contato com ele eu disse-lhe tudo e ele me disse para não se preocupar que meu marido divórcio irá certamente estar de volta para mim, no prazo de 48 horas, em primeira eu não podia acreditar, porque eu estava pensando como poderia alguém que tenha ido para seis anos voltar dentro de 48 horas, por isso, então eu decidi assistir e ver, inacreditável dentro do próximo 48 horas eu recebi um telefonema de número desconhecido assim que eu pegar a chamada a próxima coisa que eu ouvia era meu maridos voz que ele estava pedindo e implorando-me no telefone que eu deveria perdoá-lo que eu deveria esquecer tudo que aconteceu que ele não sabia o que veio em cima dele, ele não prometeu deixar por qualquer motivo, que ele era realmente sinto muito pelo que ele fez, eu estava tão surpreso, porque eu nunca acreditei que isso pudesse acontecer, de modo que era como eu aceito seu pedido de desculpas e, na manhã seguinte, ele voltou para casa para me encontrar e ainda implorando para eu perdoá-lo eu disse-lhe que está tudo bem que eu o perdoei, foi assim que começou de novo e ele tem Chang, eu prometi a dizer este testemunho na estação de rádio, comentando este testemunho que agora estou grávida, mas ainda bem antes de este mês se esgote eu prometo dizer isso em emissora de rádio e eu vou senhor, muito obrigado much.World por favor estou lhe implorando as pessoas a tentar ajudar-me agradecer a este homem para mim, ou se precisar de sua ajuda aqui é sua endereço de e-mail drokojiehealinghome@gmail.com

Anónimo disse...

Oii boa noite me chamo helena moro com minha mãe mas ela e muito agressiva cmg nn cvs cmg so grita ela cvs gritando batendo chingando minha mcasa e enorme nimguem me ajuda a limpar tenho q ficar presa dentro d casa so vo a escola e volto dnv pra casa eu tenho 13 anos nn suporto e nem aguento mais ver q eu fico sozinha vejo todas as outras pessoas saindo e so eu dentro d casa minha mãe me bate atoa me chinga d todos os nomes q vc imaginar e n imaginar eu to cançada d maus tratos d ficar presa ela vai trabalhar pouco dps q eu chego da escola e nessa hr q ela me deixa trancada o dia e a noite toda n tenho contato cm nenhuma amiga,,,,no caso queria em uma dessas hrs q eu estiver sozinha eu ligar e denunciar ela mas tenho medo d dps uq vai acontecer comigo eu queria saber se no
caso eu denunciar ela por maus tratos eu tenho o direito de escolher morar cm meu pai ???



Unknown disse...

Ola, estou com serio problemas com agressividade do meu filho de 5 anos. Uma vez na escola ele e um coleguinha pegaram o mesmo brinquedo e eles começaram a brigar e meu filho tacou o brinquedo na cabeça do coleguinha e o feriu , o menino levou 2 pontos na cabeça.
Sempre que e contrariado ele chora ou chuta ou joga o que ve pela frente. A escola pediu para que eu procurasse um psicólogo não tenho condições de pagar particular e pelo que me passaram o publico demora a chamar.Por favor me de uma orientação, o que devo ler o que devo fazer?

Unknown disse...

Ola, estou com serio problemas com agressividade do meu filho de 5 anos. Uma vez na escola ele e um coleguinha pegaram o mesmo brinquedo e eles começaram a brigar e meu filho tacou o brinquedo na cabeça do coleguinha e o feriu , o menino levou 2 pontos na cabeça.
Sempre que e contrariado ele chora ou chuta ou joga o que ve pela frente. A escola pediu para que eu procurasse um psicólogo não tenho condições de pagar particular e pelo que me passaram o publico demora a chamar.Por favor me de uma orientação, o que devo ler o que devo fazer?

Unknown disse...

Ola, estou com serios problemas com agressividade do meu filho de 5 anos. Uma vez na escola ele e um coleguinha pegaram o mesmo brinquedo e eles começaram a brigar e meu filho tacou o brinquedo na cabeça do coleguinha e o feriu , o menino levou 2 pontos na cabeça.
Sempre que e contrariado ele chora ou chuta ou joga o que ve pela frente no chao. A escola pediu para que eu procurasse um psicólogo não tenho condições de pagar particular e pelo que me passaram o publico demora a chamar.Por favor me de uma orientação, o que devo ler o que devo fazer?

Unknown disse...

Sou mãe de menino de 8 anos .estou tendo alguns problemas.Meu filho parece que tem 6 anos e não sei como lidar com isso.Por tudo ele chora e está muito agressivo comigo. Sou separada do pai dele e cuido dele só. O problema é que meu filho está tendo problemas na escola e alvo de muitas brincadeiras e única coisa que ele faz e chorar. Não sei o que fazer pois converso com ele e tudo que ele quer e brinquedos. Por favor no ajudo .tem outros problemas que não citei

Unknown disse...

Sou mãe de menino de 8 anos .estou tendo alguns problemas.Meu filho parece que tem 6 anos e não sei como lidar com isso.Por tudo ele chora e está muito agressivo comigo. Sou separada do pai dele e cuido dele só. O problema é que meu filho está tendo problemas na escola e alvo de muitas brincadeiras e única coisa que ele faz e chorar. Não sei o que fazer pois converso com ele e tudo que ele quer e brinquedos. Por favor no ajudo .tem outros problemas que não citei

Unknown disse...

Ola tenho um filho de 4 anos, gostaria de informações de como lidar..pois ele não aceita ser contráriado em certas coisas, as vezes fica gritando,joga os brinquedos. eu procuro conversar com ele,mais as vezes parace que não adianta. não sei o que fasso!

Valéria disse...

Ola, bom dia!
Tenho uma Filho de 3 anos de idade, ele é uma criança bastante agitado,e nervoso. Mesmo tão pequeno me enfrenta, e sempre que vou conversar com ele, para saber o pq ele esta nervoso, agressivo, ele fica mudando os assuntos, pergunta sobre outras coisas, quando vai para o castigo chora bastante, e muitas das vezes sai, isso vai me fazendo perder a paciência e acaba brigando com ele. Sou separada, moro com meus pais e uma irmã, e infelizmente ninguém tem paciência com ele quando começa a fazer as teimas, sempre faz algo para implicar, pegando o que não deve, jogando as coisas no chão, faz cara fechada, gritando, muito nervoso, agressivo, as brincadeiras sempre tem que se jogar no chão, mesmo sendo orientado que não deve ter tal comportamento. Tento da melhor foma possível controlar isso, mais não estou conseguindo! Desde já agradeço!

Anónimo disse...

oi Boa noite!

alguem pode me ajudar? tenho uma filha de 5 anos que responde bate nos amiguinhos

ate na professora eu ja perdi a cabeca e dei umas chineladas. fiquei pessima mas....

nao sei mais o que fazer. estou pensando em tirar da escola.

Mammy desesperada

Unknown disse...

Ótima matéria, meuu filho tem apenas 5 anos e se interessa muito por vídeos e jogos muito mais que a idade permite,acha que isso influencia o comportamento ?

Unknown disse...

Ótima matéria, meuu filho tem apenas 5 anos e se interessa muito por vídeos e jogos muito mais que a idade permite,acha que isso influencia o comportamento ?

Anónimo disse...

ola tenho uma menina de 14 anos que me responde nao quer saber de estudar ela esta me tanto muita dor de cabeça me ajudem

Unknown disse...

Meu filho também esta nessa faze como sua pastagen e mais antiga como você encarou isso o que fez pra melhorar ? Estou quase louca não estou conseguindo nem me controlar mais

Unknown disse...

Por favor estou pedindo ajuda tenho um filho de 9 anos que esta sem controle não sei onde errei ou se é uma fase não aceita limites nem comigo (mãe) nem com o padrasto na escola debocha das professoras tirei tudo dele e ele ficou pior já tentei por diversas vezes conversar e nada resolve ele não conversa não se abre comigo como vou Saber o que se passa estou desesperada por favor se alguem puder me responder
Ele e filho unico meu mas convive com meu enteado que vem de 15 em 15 dias
Não sei se é idade ou se foi depois que juntei ciume não sei por favor se alguém puder me ajudar des de já agradeço

jenny markus disse...

Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. uzoya o grande médico que trazer de volta o meu marido que me deixa muito feliz hoje, então eu não poderia manter o maravilhoso trabalho que ele tem feito por mim para que eu decidir compartilhar com todos vocês, porque ele é real não como aqueles que comem o meu dinheiro e nunca fazer nada por mim, eu tenho 2 filhos adoráveis ​​para o meu marido, cerca de 3 anos, meu marido e eu ter sido discutindo sobre algumas coisas que ele está fazendo que ele não tinha feito antes, como mantendo tarde da noite e beber .dr uzoya me disse que meu marido está tendo um caso secreto com uma senhora perto de minha rua que se encontram após o trabalho em um hotel, um dia eu senti que isso era demais para suportar, então eu o confrontou uma noite, mas ele não deu ouvidos ao invés disso ele me bater na frente de nossos filhos, então ele finalmente deixou-me para a senhora. Senti minha vida tinha acabado e as crianças pensaram que nunca vai ver seu pai novamente. Tentei ser forte apenas para as crianças, mas eu não conseguia controlar as dores que atormenta meu coração, meu coração estava cheio de dores e dores, porque eu estava realmente no amor com meu marido. Todo dia e noite eu penso dele e eu sempre gostaria que ele vai voltar para mim, até que um dia eu conheci um bom amigo meu, que também estava em uma situação como eu, mas seu problema era seu ex-namorado que ela teve um indesejado gravidez por e recusou-se a assumir a responsabilidade e terminou com ela. ela me disse que o meu era um caso pequeno e que eu não deveria se preocupar com ele em tudo, então eu perguntei o que era a solução para os meus problemas e ela me deu este grande endereço de e-mail Doctor. druzoyaspiritualtemple@gmail.com. i estava duvidando se este homem era a solução, porque eu tentei tantos médicos falsos na internet, mas eles só comem o meu dinheiro e nunca funcionou para mim, então eu contactado este grande homem e ele me disse o que fazer e eu fiz-los tudo, ele me disse para esperar por apenas 12 horas e que meu marido virá rastejando em seus ajoelha apenas para o perdão para que eu fielmente o que este grande homem me pediu para fazer e com certeza depois de 12 horas, ouvi uma batida na porta eu fui e abrir a porta, em uma grande surpresa eu vi ele em suas ajoelha e fiquei sem palavras, quando me viu, tudo que ele fez foi chorar e me pedindo perdão, a partir daquele dia, todas as dores e dores em meu coração fugiu, desde então, eu e meu marido e nossos filhos adoráveis ​​estão vivendo happily.that é por isso que eu quero dizer um grande obrigado a uzoya dr. Este grande homem me fez entender que existe sabe problema na terra que não tem solução, por isso, se você sabe que você tem esse mesmo problema, ou qualquer problema que é semelhante, vou aconselhá-lo a entrar em contato com este grande médico através de seu e-mail. druzoyaspiritualtemple@gmail.com e ele vai resolver o seu problema

Anónimo disse...

Bom dia,

Ontem passei por um acontecimento muito triste pra mim , meu filho tem 7 anos e foi muuuuito agressivo comigo, disse que não mando nele , que o unico que manda nele é o pai , é o pai que fica com ele , e eu nao ligo pra ele . Cenário onde vivo , moro com meus sogros e saiu cedo pro trabalho e ele fica com os avôs paternos e meu marido trabalha nos fundo da casa, em uma marcenaria... Eu saiu as 6:45 e veio pro almoço e depois chego as 18:00 , esperando meu filho chagar da escola. ai deixo ele brincar um pouco , depois chamo pro banho e depois fazer- tarefas de escola e é nessa hra que ele fica muuuito agressivo comigo ... Ja´peguei minha sogra , falando pro meu filho , que vou trabalhar pra nao ficar com ele, que se não estivesse por perto , ele irei ver o que aconteceria , ...Estou muuuito preocupada ..AJUDA >>AJUDA >>>>AJUDA>>>

Anónimo disse...

Meu filho de 7 anos fica fazendo coisas que parecem ser direcionadas à pura provocação. Depois de ele roer uns 10cm de seu lápis escolar, fomos obrigados a dar outro pra ele, pois o menino tem que escrever. Nesse mesmo dia ele chegou com o lápis novo roído. Quando perguntamos a ele qual foi o motivo dele para roer novamente o lápis novo, ele começa a se descontrolar e falar um monte de bobagens como "quero sair daqui", "quero fugir", "vocês podem me matar agora", "não quero mais viver", "não quero mais viver aqui" e por aí vai. Isso se junta a muito descontrole físico, como jogar coisas, se esconder, desespero e dor emocional dos dois lados. Ele é gêmeo e sua irmã é o avesso. Enquanto uma é a Alegria ele é Tristeza com a Raiva. Não sei como ajuda-lo e nossa crença em psicólogos é cada vez menor, ainda mais depois de telo levado a uns 3, pelo menos. Não sei quais são as necessidades emocionais dele. Eu amo meu menino. Ele é inteligente, carinhoso, criativo e TOTALMENTE INTOLERANTE À FRUSTRAÇÃO (única coisa que conseguimos extrair de um psicologo).

Viver e deixar viver disse...

RO
Se não sabe orientar uma criança de três anos, dou-lhe os meus sinceros sentimentos.
Desde quando é que se deixa um monstrinho dessa idade comandar o navio?
Não é não e pronto. Ou não sabe ser autoritária perante um bebé?
Conheço uma que começou da mesma maneira e hoje, aos 7 anos de idade, não deixa os pais dormir na mesma cama e trás a família toda à sua disposição por ameaças, chantagem, arrogância.

Que espécie de mentalidades são estas?
Aprendam com os animais que nunca se renderam à vaidade. Quando um gato não quer ser incomodado, não é preciso muito. Basta "abufar" (tenho que investigar este termo) e os outros afastam-se logo.

Viver e deixar viver disse...

Não saber o que fazer com uma criança de TRÊS ANOS?! (RO)
Francamente! Onde é que chegámos?
Desde quando é que um bebé tem capacidade para comandar adultos?
Conheço uma que também começou assim e hoje, aos 7 anos de idade, o monstro não deixa os pais dormir juntos e trás a família toda sob o seu comando.
Que espécie de mundo é este?
Aprendam com os animais que, por não serem possuidores de vaidade, disciplinam as crias como manda a lei da natureza. Pai alimenta, cria OBEDECE.
Francamente :(

Depois dizem que não sabem onde erraram quando perdem controlo sobre a situação. Não sabe o que fazer com o filho de 9 anos? Ele trabalha? É ele que sustenta a casa? Francamente :(

Unknown disse...

Nossa tenho um aluno igual o seu alguns detalhes que muda, não estou mais aguentando o seu relato parecia eu escrendoo
Ah e o q muda tbm é a idade 4 anos

EVELYN disse...

OI BOM DIA MEU NOME É EVELYN E MEU FILHO TEM OITO ANOS, GOSTARIA DE UMA OPINIÃO , ELE FOI DIAGNOSTICADO COM TOC POREM A CADA DIA QUE PASSA ESTÁ PIOR, GOSTARIA DE SABER ATE QUE PONTO É DO TOQUE OU É BIRRA, ELE SURTA TODOS OS DIAS COM CHOROS E GRITOS , NÃO PODE OUVIR NÃO.
ESTÁ FICANDO CADA DIA MAIS AGRESSIVO VERBALMENTE E FISICAMENTE.
ANTES ELES FICAVA NERVOSO SO EM CASA AGORA É EM TODOS OS LUGARES , SO NA ESCOLA QUE NÃO É OUTRA CRIANÇA EDUCADA, GENTIL, E EM CAS ME DEIXA LOUCA. o QUE POSSO FAZER.
OBRIGADA EVELYN